Ano do Boi de Metal e estou pronta para dar chifrada!

Ano do Boi de Metal e estou pronta para dar chifrada!

O que fazemos quando assunto algum nos anima? Falamos sobre ano novo. Mas o ano não começou há mais de um mês? Sim para quem segue o calendário gregoriano, de 365 e 6 horas, que a cada 4 anos são transformadas no dia 29 de fevereiro.

Mas esse não é o único ano novo que existe. Eu já comentei várias vezes aqui no blog que temos diversos “anos novos” acontecendo no mundo. Para os chineses, em 12 de fevereiro próximo será o ano do Boi de metal (tem vários tipos de bois, ou búfalos, dependendo de quem fala), coincidentemente este ano terá o mesmo tipo de boi do ano em que eu vim ao mundo, o longínquo 1961.

Feliz ano novo

O que isso quer dizer? Que eu tenho chifres fortes e quero pegar todo mundo? Não… Mesmo que muitos acreditem nisso.

Me repetindo um pouco, já é o terceiro ano novo chinês sobre o qual escrevo, mas, para quem não sabe, a astrologia chinesa é baseada no calendário lunar. Os doze signos animais que formam o zodíaco chinês aparecem combinados com os cinco elementos: Fogo, Terra, Metal, Água e Madeira, que se dividem entre polaridades positiva/yang ou negativa/yin.

Cada ano é regido por um signo animal, que exerce influência nas pessoas nascidas naquele ano. O ano lunar é dividido em doze meses de 29 dias e meio e o mês lunar inicia-se no dia da lua nova. Por isso o ano novo chinês começa em um dia diferente a cada ano, e em 2021 será 12 de fevereiro.

Mas o que quer dizer ano do Boi de Metal? Primeiramente que o signo de 2021 é o boi, e o elemento reinante é o metal. O ‘Boi’ é independente, responsável, disciplinado e trabalhador. Gosta de rotinas e valoriza as tradições, mas também quer avanços nas áreas que realmente são necessárias.

O ‘Metal’ traz a ambição, a determinação, a ordenação e o ritmo necessário para o alcance de objetivos. Desta forma este promete ser um ano em que o senso de responsabilidade e o trabalho pesado estarão em destaque. Pelo menos é isso que todos esperamos, já que estamos em meio a um caos.

Porque o horóscopo chinês é cheio de animais?

O ano passado foi o ano do rato, e como esse animal meio nojento, tivemos que lembrar de cuidar da saúde. Mas, como eu já disse, é uma questão de fé. Os que disseminam o horóscopo do ano chinês dizem que as pessoas estarão mais autoconfiantes e determinadas a agir em direção à sua liberdade e autossuficiência.

O sucesso virá com o planejamento metódico, o pensamento lógico, a disciplina e a ação direcionada pois será um período voltado para a consolidação de conquistas pautadas na realidade.

O desafio será fazer tudo com flexibilidade e leveza pois, haverá tendência à austeridade, teimosia e desejo de controlar pessoas e situações. Tais atitudes poderão causar conflitos, prejuízos e quebra nos relacionamentos.

O antídoto para isso será usar o senso de justiça, a comunicação positiva, a cooperação e a empatia, numa relação verdadeira de troca, compartilhamento e crescimento mútuo.

Uma coisa é certa, se este é o ano do boi de metal, se preparem porque vem chifrada. Espero que nos traga luz também. Feliz ano novo!