Aprenda a fazer conservas caseiras

Aprenda a fazer conservas caseiras

 

Sabemos que consumir alimentos frescos é muito mais saudável que consumir conservas, especialmente quando essas são industrializadas. Os níveis de conservantes, acidulantes, corantes e sódio utilizados são muito acima dos padrões aceitos para a saúde do nosso organismo.
Entretanto, as conservas existem para manter alimentos por mais tempo, diminuindo o desperdício e deixando sempre à mão aquela solução coringa de qualquer cozinha. Afinal, nem todos moramos próximos a lugares onde há palmito in natura, e azeitonas têm todo um processo antes de se tornarem comestíveis, sendo impossível colher e comer, do mesmo modo que muitas frutas, que só servem para compotas, doces, licores e outras conservas.

Comer conservas é saudável?

E, já que as conservas são inevitáveis, e também uma maneira de não deixar a comida estragar, desperdiçando toneladas no lixo, procure fazer conservas caseiras. Receitas de geleias, conservas, licores e compotas existem aos montes na internet ou nos livros de receita. Mas, antes de fazê-las, testem muito. Nem sempre as quantidades de ingredientes funcionam.
Descobri (da forma mais amarga possível), que adoçantes deveriam ser dosados muito abaixo do que dizem a maioria das receitas. Se a receita normal manda colocar uma xícara de açúcar normal, coloque menos de 1/3 de adoçante, porque ele costuma adoçar cinco vezes mais, e depois de comer, sempre deixa um residual na boca muito desagradável.

 

Use sal grosso. É melhor que o refinado, pois mantém níveis de iodo, e alguns grãos fazem o efeito necessário.

Água filtrada é melhor para conservar os alimentos, mesmo que eles precisem cozinhar antes da conservação.

Geleias de frutas engrossam naturalmente. Evite usar espessantes, pois as frutas têm pectina, que já faz essa função, e use ingredientes de boa qualidade.

Faça qualquer conserva em panelas grandes. Se forem de ferro, melhor, mas não importa. Geleias, por exemplo, costumam levantar fervura e se derramar pelo fogão quando estamos desatentos.

Fazendo a conserva

Como se viu, para produzir em casa conservas deliciosas não é preciso ser nenhum Einstein! Basta reunir ingredientes frescos e se munir de um pouco de paciência, além, é claro, de ter receitas eficientes à mão. O resultado disso são produtos caseiros de primeira. De quebra, dá para curtir os aromas prazerosos do açúcar, das ervas e das especiarias que tomarão conta do ambiente.
Dica especial: para manter bem suas conservas, os vidros devem ser fechados a vácuo. Para isso, coloque os potes e suas respectivas tampas para ferver e esterilizar. Depois coloque sobre um pano limpo para secar. Coloque as geleias e conservas até quase a boca do pote ou vidro e feche bem. Depois coloque em água fervente virado de cabeça para baixo por 15 minutos. Isso vai manter sua conserva por quase um ano.
E aí? Já fez conservas, geleias, licores em casa? Conte para a gente sua experiência.

 

,