Áreas de Lazer abandonadas

Áreas de Lazer abandonadas

Consciência ambiental passa pela educação

Não há um só município da Grande São Paulo que não tenha casos parecidos de locais criados para ser um polo de esportes e lazer e não estejam em abandono. São áreas verdes com lixo e entulho acumulados, locais próximos a córregos que, na verdade, são esgotos a céu aberto, bem como lugares onde as crianças dividem seu espaço com ratos, baratas e outros espécimes que não ajudam o lazer, nem a saúde de ninguém.

Procurar um culpado pelo lixo? Somos nós os culpados

A culpa é das autoridades? Em parte sim, porque eles têm o dever de fiscalizar e multar, mas não o fazem. Entretanto a maior culpa cabe à própria população, que joga lixo em locais indevidos. São pessoas que fazem obras e não contratam uma caçamba para coletar seus dejetos; pessoas que levam seus animais para passear e, claro (!), usam a via pública como banheiro, sem levar em consideração os usuários; gente que não sabe o que fazer com certos “trastes” que tem em casa e, simplesmente, coloca para fora, atrapalhando a calçada, as praças, as áreas de lazer e por aí vai.

Quem ensinou que se joga lixo na rua?

Daí, o que vemos é um cenário de desolação. Com lixo espalhado por toda a parte, o mato tomando conta dos espaços, o pavimento esburacado, e também a ausência de equipamentos que poderiam atrair as populações para esses locais. Por mais que as municipalidades invistam em polos de lazer, o que acontece na maioria das vezes é que estes se encontram sempre nos grandes centros ou nos bairros mais nobres.

Precisamos de mais áreas de lazer e áreas verdes

Enquanto isso, as pequenas praças dos bairros mais distantes (quando elas existem) estão em completo abandono, à mercê de quem queira dominar o local. Como esses bairros são carentes de locais para esportes e lazer, quem continua frequentando o local se sente bastante incomodado.
Talvez seja o caso de se fazer uma reurbanização dessas áreas, mas esse trabalho deve vir acompanhado de uma conscientização da população para que esta também ajude a manter esses locais.
Comente esse artigo e saberemos que conseguimos conscientizar alguém
, ,