As curiosas receitas criadas em forma de homenagem

Hoje é dia de pizza

Não é nenhum segredo saber que vários pratos são criados por grandes cozinheiros em homenagem a algumas pessoas. De alguma maneira as receitas levam ingredientes que lembram alguma ocasião ou alguma personalidade. São histórias interessantes, que podem ser compartilhadas enquanto cozinhamos para os amigos ou para a família.
A Pizza Margherita, por exemplo, tem várias histórias para justificar sua origem. Porém a versão mais aceitável é que conta que a receita foi criada para homenagear a Rainha Margherita de Saboia, que visitou Nápoles em 1889.
Os ingredientes escolhidos (tomate, queijo e manjericão) simbolizam as cores da bandeira italiana: vermelha, branca e verde.
E como hoje é sábado, dia mundial da pizza, que tal esquentar o forno e fazer uma com suas próprias mãos?
Ah! esta é minha maneira de comemorar que estou quase chegando aos 365 artigos em menos de um ano. Adoro pizza com guaraná.
Ingredientes 

Massa
1 colher (chá) de fermento biológico seco
2/3 xícara de água morna (45 º C)
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher (chá) de sal
2 colheres (sopa) de azeite
Cobertura
280 g de molho de tomate
450 g de queijo muçarela ralado
1/2 xícara de queijo parmesão ralado
1/4 xícara de manjericão fresco picado
1 colher (sopa) de orégano seco
1 colher (chá) de pimenta calabresa
2 colheres (sopa) de azeite
Azeitonas para decorar
Modo de preparo

Polvilhe o fermento sobre a água morna em uma tigela grande e deixe descansar por 1 minuto. Misture e então adicione a farinha, o sal, o azeite e mexa até formar uma massa.
Transfira a massa para uma bancada enfarinhada e sove por 5 minutos, adicionando mais farinha se ainda estiver grudando nas mãos. Coloque a massa numa tigela untada, cubra e deixe descansar num lugar aquecido até dobrar de volume. O que dá mais ou menos uma hora.
Preaqueça o forno em temperatura bem alta (250ºC). Se você tiver uma pedra de pizza, deixe dentro do forno na grade mais baixa enquanto está aquecendo.
Abra a massa na bancada enfarinhada com um rolo, formando um círculo grande, e coloque na pedra ou numa assadeira. Espalhe o molho e coloque em seguida o orégano, a muçarela, o manjericão, o parmesão e a pimenta.
Leve ao forno por 12-15 minutos, ou até a parte de baixo da massa dourar e o queijo derreter.
Coloque algumas rodelas de tomate para dar mais frescor e só ponha azeitonas depois de assar.

 

Deixe seu Comentário Respeitoso

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *