Beliscão de nata e goiabada

Esta semana, não sei nem porque, estou com lembranças de toda a minha família. Pais, tios, primos, irmãos. Nem sei por que, mas a sensação é que estou sobrando neste universo onde vivo, já que tenho mais gente que me deixou do que gente por vir. E também não sei por que, mas lembrei de umas tardes na casa de uma tia lá no bairro de Americanópolis, sentados todos na cozinha, fazendo esses biscoitos.

Espero que todos se deliciem comendo, mas espero mais ainda que vocês reúnam suas famílias para fazer os beliscões. Por favor tirem seus rostos das telas de TV, celular e computador, e olhem nos rostos uns dos outros enquanto cozinham algo gostoso.

Ingredientes

2 ovos (médios)

1 xícara (chá) de nata (creme de leite integral)

1 colher (sopa) de manteiga

2 colheres (sopa) de açúcar

1 colher (sopa) de fermento em pó

2 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo – aproximadamente

400 g de goiabada cortada em tirinhas

Açúcar cristal para finalizar e envolver os biscoitos

Preparação

Num recipiente coloque a nata, a manteiga, o açúcar e os ovos, misture bem, junte o fermento em pó e misture mais um pouco. Vá adicionando a farinha de trigo aos poucos, mexendo primeiramente com a colher e depois com a ponta dos dedos, até obter uma massa que dê para abrir com o rolo, porém ainda bem maleável. Não deverá ficar muito seca.

Divida a massa em três partes. Polvilhe a bancada com farinha de trigo e coloque um pedaço de massa, polvilhe-o com farinha de trigo também e estique com o rolo. Vá abrindo delicadamente e sempre levantando a massa movendo-a de lugar e tornando a polvilhar a bancada e a massa com farinha. Deixe-a fina, porém sem exagero, essa massa de nata é deliciosamente frágil.

Para facilitar o corte use uma régua de 30 cm (dessas comuns).
Primeiramente acerte as laterais da massa, logo em seguida corte-a em tiras, usando a régua na vertical (as tiras são da largura da régua). Agora corte as tiras em quadradinhos colocando a régua na horizontal. Coloque uma tirinha de goiabada (na transversal) sobre cada quadradinho e só então feche um por um, começando a enrolar por uma das pontas.
Repita o processo até acabar com toda a massa.

Coloque os biscoitinhos numa assadeira untada e enfarinhada com um pouco de espaço entre eles. Asse em forno médio (180°C) pré-aquecido por cerca de 20 minutos, lembrando que depende do seu forno. Eles costumam ficar mais dourados por baixo, não deixe muito tempo no forno.
Sempre costuma vazar um pouco de goiabada na assadeira, se deixar muito tempo no forno quando for retirar os biscoitos da assadeira eles estarão grudados e irão se quebrar.
Assim que der para tocar, retire os biscoitos da assadeira e ainda quentes passe-os no açúcar cristal e coloque sobre papel manteiga para deixar esfriar. Só depois de totalmente frios armazene em vidros bem tampados ou em sacos plásticos.

 

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *