Categorias
chás

Chás para reforçar a imunidade e muito mais!

Não é segredo para ninguém que estamos em uma situação de pandemia, e que é muito sério. Para alguns sem sintomas graves, para outros com muitos problemas e sequelas graves. Não vou passar um chá de cura, mas de alguns que reforçam nossa resistência contra resfriados, gripes, que podem ser a entrada de doenças mais graves.

Aliás, lembrem-se: resfriados e gripes são coisas diferentes. Um resfriado é uma situação de quando nosso corpo pega uma friagem e ficamos meio congestionados, por pouco tempo. Uma gripe é causada por um vírus, e enquanto nosso corpo não se restabelecer, ficamos mal, com febre, dores diversas pelo corpo, mal-estar e uma congestão nasal que parece não passar.

Não tem chá milagroso. Precisamos nos alimentar bem e tentar viver em ambientes saudáveis. Mas chás não fazem mal e ajudam mesmo quando precisamos de um conforto e de algumas vitaminas extras.

Vou passar algumas receitas e falar os benefícios que podemos conseguir com cada uma delas.

Limão com gengibre

1/2 litro de água

Um pedaço pequeno de gengibre descascado

Suco de um limão

Uma colher de sopa de açúcar mascavo ou mel (eu uso mascavo por ser alérgica aos subprodutos da abelha, mas vale também para os veganos)

Preparo

Ferva a água com o gengibre por uns 10 minutos. Tire do fogo e adicione o limão, adoçando em seguida. Abafe por uns dois minutos e sirva em seguida.

  • Esse chá ajuda a combater a acidez estomacal; a náusea; diminui o ácido úrico; ajuda a função intestinal e dá uma dose extra de vitamina C; além de aliviar dor de garganta e congestão nasal.


Flor de Sabugueiro

1/2 litro de água

Uma colher de sopa de flores de sabugueiro (são encontradas em lojas de ervas)

Uma colher de sopa de açúcar mascavo ou mel

Preparo

Ferva a água e adicione as flores. Abafe e adoce antes de servir (dois minutos bastam).

  • Combate o inchaço; alivia problemas renais; artrite e reumatismo; é cicatrizante.


Cítricos

1/2 litro de água

Duas laranjas e um limão

Uma colher e meia de açúcar mascavo ou mel

Preparo

Descasque as frutas com cuidado e ferva na água por uns 15 minutos. Esprema as frutas e misture na fervura. Deixe mais 10 minutos. Tire do fogo, coe e adoce antes de servir.

  • Alivia crises de enxaqueca; baixa a febre; auxilia no tratamento da asma, azia e enjoos.

Eucalipto e alecrim

Um litro de água

4 folhas de eucalipto

Uma colher de chá de alecrim

Hortelã a gosto, mel ou açúcar mascavo a gosto para adoçar.

Preparo

Ferva todos os ingredientes por 10 minutos. Desligue e abafe por mais uns dois minutos. Coe e adoce antes de servir.

  • Antisséptico natural; baixa febre; ajuda no tratamento da asma e bronquite; ajuda a baixar a glicemia (diabetes); combate inflamações; melhora as dores de cabeça e problemas nas articulações; melhora a circulação sanguínea e fortalece o sistema imunológico.

 

Por Rita Palladino

Jornalista, Redatora, Revisora e saco de pancadas. Gosto de escrever sobre as coisas que gosto e sobre as que me incomodam. Muitos podem até discordar de mim. Mas não aceito ofensas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *