Categorias
ácidos graxos coco leite de coco

Coco não tem acento, mas é cheio de benefícios!

A melhor forma de aproveitar o coco é a sua!

A palavra coco, é escrita de forma errada muitas vezes. Mas mesmo que as pessoas tenham fugido da escola, que não saibam escrever e tal, mas elas sabem que coco é gostoso; que serve para um monte de receitas doces (e salgadas também), e se elas lerem esse artigo, descobrirão que o coco é um daqueles superalimentos, cheios de benefícios.
Em regiões tropicais o acesso a esse alimento é mais simples, já que coqueiros fazem parte do panorama, mesmo em cidades mais distantes da orla marítima. O que é ótimo, pois pesquisadores descobrem cada vez mais evidências que a combinação única de ácidos graxos encontrados no coco tem impactos incríveis sobre a saúde em geral.
As gorduras saturadas do óleo de coco, a última moda na gastronomia, têm muitas propriedades medicinais. Muito criticado por pessoas preocupadas com saúde é que quase todos os seus ácidos graxos são gorduras saturadas, ligadas aos níveis elevados de colesterol e doenças cardíacas.
Entretanto os estudos feitos com coco desbancam essas teorias, pois os ácidos graxos desse fruto vão direto para o fígado e lá são usados como fonte de energia rápida ou transformados em compostos chamados ‘corpos cetônicos’, que atuam terapeuticamente em tecidos cerebrais e nos músculos.
Dietas à base de coco estão entre as mais saudáveis ​​do mundo. Há muitas culturas onde o coco é um produto básico em suas dietas. Os povos do Índico e do Pacífico Sul, que consomem uma dieta que é de 60% à base de coco mostram excelente saúde física e mental. O coco, em todas as formas que se apresenta (in natura, óleo, água etc.) aumenta a energia e a queima de gordura, além de ser um supressor natural do apetite. Esse fruto tem propriedades antimicrobianas, que matam agentes patogênicos prejudiciais no corpo, incluindo bactérias, vírus e fungos.

Escolha uma forma e aprecie o coco

Polpa de coco

Os pigmentos responsáveis pela cor branca da polpa do coco são riquíssimos em flavonoides, que combatem doenças cardíacas, evitam formação de tumores no intestino, têm ação antibacteriana, antiviral e anti-inflamatória. Além disso, possuem uma forte atuação no fígado, estimulando a produção de enzimas que reforçam a imunidade.

Água de Coco

Além de refrescante, a água de coco é rica em potássio, cálcio e magnésio, minerais importantíssimos para a nossa saúde. A água de coco é boa para o coração e outros músculos, evitando cãibras. Graças à presença de diversas vitaminas, minerais, antioxidantes e aminoácidos, a água de coco combate várias doenças.

Óleo de Coco

O óleo de coco fortalece o sistema imunológico, melhora o funcionamento da tireoide, reduz o nível fadiga, entre outros. O óleo de coco também é usado para adicionar sabor e aroma para um número de pratos em todo o mundo. E você já deve ter certamente ouvido falar sobre a capacidade de hidratar que o óleo oferece quando massageado na pele ou passado nos cabelos. Ele é um ingrediente básico de vários produtos para o corpo, tais como sabonetes, loções e cremes.

Açúcar de Coco

O açúcar de coco é extraído das flores da palma de coco. Além de ser uma delícia, o que torna o açúcar de coco realmente especial é o seu baixo índice glicêmico, muito inferior ao açúcar refinado de cana ou de beterraba, além de ser cheio de vitaminas. O açúcar de coco não é industrializado, sendo conhecido como “adoçante mais saudável e sustentável do mundo”.

Leite de Coco

Leite de coco contém muitas vitaminas, minerais e eletrólitos, incluindo potássio, cálcio e cloreto. Cerca de 50% dos ácidos graxos do leite de coco são compostos de ácido láurico, que é antiviral, antibacteriano, antimicrobiano e antifúngico. O leite de coco pode ajudar a estimular o sistema imunológico e é uma alternativa para os intolerantes a lactose, alérgicos e veganos.
Depois de aprender essas coisas, dê graças aos céus por morarmos em um país com abundância de coco prontinho para consumo, e vamos exigir que seus derivados sejam vendidos a preços adequados para aumentar a demanda!

 

Por Rita Palladino

Jornalista, Redatora, Revisora e saco de pancadas. Gosto de escrever sobre as coisas que gosto e sobre as que me incomodam. Muitos podem até discordar de mim. Mas não aceito ofensas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *