Começa o ano do rato, vamos atrair boas energias!

Neste 25 de Janeiro, aniversário da cidade de São Paulo, mais uma festa acontece. Começa o Ano Novo Chinês 2020, E como todo ano novo é hora de se abrir para a renovação. Um novo ano sempre traz uma esperança, a vontade de que novas possibilidades venham e mudem a vida para melhor.

Estamos acostumados que o tempo passe e esses marcos de novo ano sempre faz a mente humana acreditar em fins de ciclo e início de outro. E como o calendário chinês é lunar, o ano começa sempre em períodos diferentes, sendo que cada ano se baseia em um animal, com características próprias (dragão, rato, búfalo javali etc.).

Segundo a Astrologia Chinesa, encerramos um ciclo de 12 anos estabelecido pela passagem de diferentes energias dadas pela sequência de trânsito anual dos 12 signos representados pelos 12 animais, que sempre se inicia com o Rato e termina com o Javali (Porco).

Pelo calendário lunar, neste dia 25 termina a influência dada pelo Javali de Terra Yin e inicia um novo ciclo energético dos 12 signos com o ponto de partida do Rato de Metal Yin! Portanto as cores que predominam este ano serão o azul e o dourado, por ser este animal símbolo da água (azul) e do metal (ouro).

Mas não importa! É Ano Novo e como em qualquer tradição, os chineses também têm suas receitas e simpatias para atrair saúde, prosperidade, paz, amor etc.

Vou listar algumas que podem ser feitas durante a festa ou nos princípios de lunação de cada mês. Lembre-se que a contagem é diferente do nosso calendário e que o mês chinês sempre começa com lua nova, passa por crescente, cheia e termina minguante.

Os ovos

Na tradição chinesa, o ovo simboliza a fertilidade de um casal. Os pais de um recém-nascido oferecem tradicionalmente aos vizinhos, parentes e familiares para simbolizar o nascimento ou gravidez. Geralmente os ovos oferecidos são cozidos. No ano novo, eles são pintados de vermelho, cor que dá sorte e felicidade.

Macarrão chinês

Normalmente servido em um jantar de aniversário e no Ano Novo, o macarrão, na cultura chinesa, simboliza a longevidade, especialmente se eles são longos.

Ravioli Chinês

Conhecido na China como “Jiaozi“, os bolinhos simbolizam a fortuna. Este prato, típico do norte da China, é particularmente consumido durante a celebração do Ano Novo Chinês para atrair prosperidade. O símbolo de riqueza a que é ligado, vem da sua forma parecida com as tradicionais barras de ouro.

Peixe

Também importante na celebração do Ano Novo. É servido inteiro (com cabeça e cauda) e nunca deve ser completamente consumido. É símbolo de prosperidade, os Chineses acreditam que atrai riqueza para uma casa durante o resto do ano. Aliás dizem que sai até briga para consumir a cabeça depois que todos se serviram. É símbolo de liderança.

Pato

Símbolo de fidelidade. É servido em ocasiões especiais como o ano novo para fortalecer os laços de fraternidade entre as famílias e os amigos. É por isso que é tradicionalmente servido inteiro (com cabeça).

A galinha/frango

Simboliza a reconciliação e unidade da família. Os pés de galinha, que se assemelham às patas da famosa Fênix, são especialmente populares.

Sementes

Os chineses apreciam muito as sementes e consomem bastante. Desde as sementes de melancia às sementes de lótus, passando pelas sementes de girassol. Segundo a tradição, oferecem-se cestas de guloseimas que contêm sementes, aos recém-casados, como símbolo de fertilidade e esperança de uma grande descendência.

Legumes

Numa refeição chinesa, os legumes não podem faltar. A cebolinha chinesa e os cogumelos pretos são servidos simbolicamente para representar a eternidade. Os brotos de bambu que encontramos em algumas receitas tradicionais são sinônimo de riqueza. As ervilhas simbolizam a unidade, as cenouras a felicidade e o milho, o crescimento.

Frutos

São uma parte indispensável nas refeições em família. A tangerina simboliza a sorte, a laranja e o abacaxi representam a riqueza, a maçã, sabedoria e paz, as uvas a prosperidade e fertilidade e o melão, a unidade.

Doces

Os doces chineses têm uma carga simbólica muito importante. Pode-se falar dos bolinhos de arroz glutinosos que representam a plenitude e a família unida, ou o «pêssego da longevidade», um bolo em forma de pêssego que trará uma vida longa.

Vestuário

As roupas utilizadas durante todo o ano-novo geralmente são da cor vermelha ou de cores vibrantes, pois os chineses acreditam que a cor vermelha afugenta os espíritos malignos e a má sorte. As pessoas também vestem roupas novas da cabeça aos pés para simbolizar um novo começo em um novo ano. Vestir novas roupas também significa a posse de pertences suficientes para usar e vestir no novo ano. O vermelho é a cor da sorte (fortuna).

 

Feliz ano novo!!!

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *