Vamos falar um pouco de negócios?
Hoje vamos sair um pouco dos assuntos cotidianos e entrar no mundo dos negócios.
Com as mudanças das legislações trabalhistas, muitas pessoas estão optando por se tornarem pequenos empresários.
Escolher espaços de comercialização de produtos é tarefa difícil, mas necessária se você pretende ser bem sucedido (a).
Um ponto de venda, ou PDV, como é conhecido, é um local (mostruário) próximo ao caixa do estabelecimento.
Ali um produto é exposto de forma permanente ou promocional, independentemente de sazonalidade.
É um local onde se oferece vantagens adicionais aos consumidores na aquisição de algum item por tempo limitado.
O PDV é um local secundário de exposição do produto.
Explicando melhor, você pode ter o produto em prateleira e, ao mesmo tempo, estar em um mostruário próximo ao caixa.
Isso vai aumentar a visibilidade e a rotatividade do produto.
Normalmente vemos nos PDVs artigos como pilhas, refrigerantes, doces, salgadinhos, sorvetes, revistas etc.
Estes mostruários são úteis em locais pequenos, pois aproveitam áreas onde não há nada.
Os mostruários ostentam a marca do produto oferecido.
Isso dá aos designers a oportunidade de usar cores e impressão para tornar o PDV atrativo.
Alguns destes pontos podem ter pequenas geladeiras para refrigerantes ou sorvetes.
Outros PDVs simplesmente têm o aspecto de uma cesta de metal simples, com o produto e o preço.
São as tais ofertas bacanas que chamam a atenção.
Uma boa localização representa grande variação no volume de negócios.
Ela também determina o sucesso ou o fracasso de um produto.
Estar próximo de onde o público-alvo transita é favorável ao desenvolvimento de praticamente todos os negócios.
A questão da localização não pode ser separada dos outros componentes do marketing.
Ou seja:
Você pode ter o display mais lindo do mundo, mas se estiver em local ruim, nada feito!
Os fatores básicos da escolha do PDV que devem ser analisados são:
Facilidade de acesso ao mercado ou loja em questão;
Estar em rua conhecida e movimentada;
Estacionamento próximo;
Facilidade de visibilidade da loja;
Renda da população da região onde está a loja;
Quem são os consumidores em potencial;
Quais são os hábitos e comportamento de compra
Em quais locais realizam suas compras;
Qual o grau de fidelidade com estes locais;
Frequência de compras;
Pontos fortes e fracos destes locais
Fachada livre para ser explorada visualmente;
Local limpo, arejado, bem conservado;
Boa iluminação interna;
Área segura no período noturno.
Verificando lojas com essas características, instale os PDVs, que sejam: limpos; bem iluminados; arejados e que se harmonizem ao produto ofertado.