Água e sabão. A receita de higiene pessoal para quem acaba de usar o banheiro é simples, mas anda em baixa nos Estados Unidos (e aqui no Brasil também).
Um estudo organizado pela Sociedade Norte-americana de Microbiologia com mais de seis mil adultos identificou que 77% lavaram as mãos ao usar banheiros públicos.
Isso representa uma queda de 6% em relação a estudo anterior.
Ou seja, menos gente lavou as mãos após ir ao banheiro público.
Nem quero imaginar o que se faz na vida particular…
Quantas vezes você lava as mãos durante o dia?
Essa pesquisa foi realizada in loco em quatro grandes cidades ao mesmo tempo em que se fazia uma análise via telefone, com resultados muito diversos:
* 92% disseram lavar as mãos em banheiros públicos. Mas não foi o que a observação mostrou.
* Analisados por gênero, as mulheres se saíram melhor, com 88% fazendo o básico de higiene, contra 66% dos homens, que parecem não ligar muito para a própria limpeza.
** Pensem bem por onde andaram aquelas mãos antes de deixá-las entrar em contato com suas bocas, rostos e outras partes dos seus corpos, minha gente!
Prefere toalha de papel ou secador de mãos nos banheiros?
Diferenças de gênero à parte, higiene pessoal é um assunto muito sério. De acordo com os Centros para Controle e Prevenção de Doenças, a atitude mais importante que podemos ter de modo a evitar a contaminação ou propagação de doenças infecciosas é simplesmente lavar nossas mãos com água e sabão.
Quando vai ao banheiro público você faz questão que tenha sabão disponível?
Ah! E para quem acha que isso é só coisa de gringo, é melhor abrir o olho! Num país onde as pessoas ainda jogam lixo na rua, talvez achando que a cidade vai absorver a porcaria deles, ninguém sabe ao certo como é a higiene delas no recesso do lar, e muito menos em banheiros públicos. Aliás, tirando banheiros de shoppings, alguém conhece um banheiro público utilizável no Brasil? Aqui em Diadema, nem nas Unidades Básicas de Saúde isso existe.