Já fez seu chá de cozinha; bebê; casa nova etc.?

Já fez seu chá de cozinha; bebê; casa nova etc.?

 Tem chá de tudo para montar a casa nova

Uma sobrinha minha está prestes a se casar, e, como é de praxe, um chá de cozinha foi organizado para que a noiva ganhasse aqueles objetos caseiros que ninguém dá de presente de casamento, tais como colheres de pau, tábuas de carne, espremedores de frutas etc.
Mas nos dias bicudos em que vivemos, é uma boa pedida organizar uma festinha para angariar certas coisas.
Por exemplo: quem decide sair da casa dos pais atualmente tem uma infinidade de formas de comemorar a nova etapa na vida.
Se a decisão for por morar sozinho, dividindo a casa com um amigo ou até mesmo para um casal que decide morar junto, uma boa opção é um “chá de casa nova”.
Essa é uma forma de levar os amigos para conhecer a nova residência, fazendo uma confraternização descontraída, na qual cada convidado leva um presente para a casa, como utensílios de cozinha, lençóis, toalhas, panos de prato ou peças de decoração.

Chá de cozinha serve para ganhar coisas que não são dadas de presente

Uma forma já tradicional de a noiva comemorar o futuro casamento é o chá de cozinha.

Também chamado de chá de panela, é uma reunião com as amigas mais íntimas e tem a finalidade prática de ajudar a noiva na montagem da casa onde irá morar com o marido.

Dessa forma, cada convidada deve levar um presente, que será de uso do casal.

Normalmente, quem organiza a festa é a amiga mais próxima ou a mãe da noiva e uma lista com opções de presentes é deixada em algumas lojas, que são indicadas para as convidadas.

As listas facilitam a escolha do presente e faz com que a noiva tenha a possibilidade de ganhar itens adequados à decoração da sua futura residência.

Também há a versão masculina do chá de panela

A versão masculina do chá de panela é o chá bar.

Neste tipo de confraternização, organizada pelos amigos do noivo, cada convidado leva um item para montar o bar do casal>

As opções vão desde livros de receitas de drinques, tábuas para frios, suporte para garrafa de vinho, balde de gelo e diversos tipos de copos.

Outros tipos de reuniões, com presentes alternativos estão na moda

Nem vamos falar aqui dos chás de bebê, porque esses são muito tradicionais.

Cada dia mais se tornam uma festa para comemorar a chegada de uma nova vida, e não necessariamente para receber presentes.
Vamos falar em alguns chás “alternativos”, como o chá de lingerie, que substitui o chá de panela no caso da noiva já ter casa montada. Essa tem sido bastante procurada, pois vivemos um momento em que as mulheres se casam cada vez mais tarde, e com a vida já encaminhada.

Que tal um chá de livros?

Além desses estilos de comemoração, existem festas alternativas que começam a ganhar espaço.

No chá de literatura os presentes são livros de diferentes estilos literários.

Já no chá profissional os convidados levam objetos relacionados às profissões.

Também há o chá de jardim, no qual os presentes são mudas de plantas, vasos ou ferramentas para jardinagem.

Uma pergunta: porque chamamos de chá, já que isso é a coisa que praticamente não bebemos nessas reuniões???

,