Junho é mês de foguetório e de bolo diet


Dia 13 de junho começam as festas juninas, que, mais uma vez, serão virtuais. Ou dentro de casa. Não podemos descuidar do Corona vírus, mas isso não significa deixar a criatividade de lado, nem as guloseimas. Sempre teremos alguém para festejar conosco. Familiares, amigos do condomínio, enfim, alguém que também está isolado como você.

Neste post vou passar uma receita de bolo dietético (tenho me cuidado mais ainda), que vai fazer a alegria da mesa junina. Confesso que fiz esse bolo para meu aniversário de ontem, mas vai cair bem no meio dos amigos e familiares, do mesmo jeito que eu e minha amiga nos esbaldamos com ele ontem, numa festa de duas pessoas afastadas pela pandemia e muito saudosas dos bate papos.

Mas, é junho e assim como no Natal a gente tem umas celebrações que meio que vieram no embalo dos povos “pagãos” e foram aculturados e apropriados pelo cristianismo, como o caso da festa de São João Batista (24 de junho), no qual se comemorava o solstício de verão na Europa (Hemisfério Norte).

É mês de fazer fogueira, de soltar bombinha, de dançar quadrilha, apesar das três coisas agora terem outro significado. Vamos resgatar um pouco as nossas tradições mais gostosas, de tomar quentão e vinho quente; comer delícias de milho e amendoim; mandar bilhetes de “correio elegante” para o namorado; brincar de pescaria, argola e o que mais tiver.

Faça bandeirolas para enfeitar a casa ou o quintal. Faz de conta que está tudo normal. Mas não aglomere que ainda estamos todos em perigo. Vai passar, com a nossa ajuda. Não esqueça que a sua festa não pode ser a chateação do vizinho.

E vamos à receita de bolo de banana diet!

 

 

 

 

Ingredientes

(para um bolo pequeno de 10 porções)

2 ovos grandes

2 colheres de sopa de óleo vegetal (girassol, soja, canola)

2 colheres de adoçante culinário

100 ml de leite (pode ser o vegetal)

1 xícara e meia de farinha de trigo

1 colher de sopa rasa de fermento

1 colher de chá de essência de baunilha

2 bananas prata picadas em rodelas

2 colheres de sopa de passas escuras

2 colheres de sopa de xerém (amendoim moído)

Preparo

Na batedeira ponha os ovos o açúcar e o óleo. Deixe bater em velocidade alta até ficar um creme clarinho. Misture a essência e bata novamente, misturando a farinha aos poucos. Antes de terminar de misturar a farinha, coloque o leite sem parar de bater até criar uma massa homogênea.

Misture o fermento ao restante de farinha e vá acrescentando aos poucos na massa, sem parar de mexer, até a massa começar a levantar umas pequenas bolhas.

Em uma assadeira com furo central, untada e enfarinhada, coloque as rodelas de banana. Espalhe as passas e o xerém. Lembre-se que isso vai ficar na parte de cima do bolo após desenformar. Despeje a massa e leve ao forno pré-aquecido a 200 ° C por uns 25 minutos. Veja com um palito se já está assado. Deixe esfriar um pouco dentro do forno antes de tirar, e desenforme quando estiver morno.

Se sobrar para amanhã me fala.

 

, ,