Mantenha suas plantas saudáveis sempre!

Hoje estava olhando minhas plantinhas e algumas delas apresentaram uns sinais de não estarem bem. Sim! Plantas também ficam doentes! São seres vivos e dependem de cuidados para crescerem saudáveis. Mas nós os plantadores precisamos estar atentos aos sinais, pois ao mesmo tempo que pode ser apenas uma carência de água, pode ser a falta de um nutriente ou uma infestação de fungos e bactérias.

Vou passar alguns indicadores, mas caso vocês não identifiquem isso nas suas plantas e não consigam fazer com que melhore, procurem um especialista. Assim como humanos, plantas também tem seus “médicos” que podem ajudar no tratamento.

 

Falta de água

Esse problema é muito comum. As folhas ficam murchas ou secas. Meu manjericão, quando sente a falta de água, parece desmaiado. A solução é regar ((sem excessos) toda vez que a terra estiver seca. Uma dica: filtre a água da sua rega se ela vier da torneira.

Excesso de água

Sim. Isso pode matar sua planta também. Se as folhas estão amareladas e murchas, é sinal de que você precisa ajustar a rega e melhorar a drenagem na horta ou no vaso. Veja se o solo não está molhado demais. Coloque algumas colheres de terra seca por cima para ajudar a secar um pouco.

Falta de Luz

Todos sabemos que plantas precisam de luz para realizar a fotossíntese, que é o modo de se alimentarem. Folhas desbotadas e amolecidas são o sintoma clássico. Tente estudar mais sobre sua planta e veja se ela precisa de mais sol, ou meia sombra. Mas não esqueça que toda planta precisa de luz!

Pragas

Está vendo folhas comidas? Insetos? Ou aqueles pontinhos brancos dos pulgões? Tire as pragas à mão (no caso de insetos grandes) e borrife óleo de neem diluído em água. Para quem não conhece, o óleo é um inseticida composto por óleo puro, extraído do miolo da semente de neem (essa da foto ao lado).

 

Falta de cálcio

As folhas estão amareladas da borda para o centro ou necrosadas? Isso é falta de cálcio. Você pode adubar a terra com calcários; usar aqueles restos de leite na rega; usar as cascas de ovos moídas e misturadas na terra adubada.

Falta de Nitrogênio

Se as folhas de cima estão verdes e as de baixo estão secas ou amareladas, use esterco de galinha. Vai devolver o nitrogênio para a terra que ajuda na alimentação da sua planta.

Falta de Zinco

Plantas com folhas deformadas e amareladas nas nervuras estão com carência de zinco. Há adubos prontos para suprir essa carência no mercado.

Falta de Ferro

Folhas amareladas ou esbranquiçadas. Use terra com húmus de minhoca para devolver o ferro à composição da terra da sua plantação.

Falta de Magnésio

As folhas já nascem parecendo velhas. Usar adubos ricos em sulfato de magnésio e calcários ajuda a planta a se recuperar.

Falta de Potássio

Folhas escuras nas bordas, quase beirando o negrume indicam falta desse nutriente. Adube com cinza vegetal, rica em potássio. Pode ser os restos daquele carvão do churrasco de domingo.

Só para vocês saberem, minhas plantinhas já estão tratadas. Era só uma carência de adubação adequada com alguns minerais como mencionados acima. Em poucos dias já darão sinais de melhora. Tenho certeza!

 

Deixe seu Comentário Respeitoso

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *