Não deixe a idade afetar seus cabelos

Não deixe a idade afetar seus cabelos

Alterações hormonais da menopausa e envelhecimento afetam o couro cabeludo e os fios

A idade traz muitas coisas, como experiência, maturidade, conhecimento. Entretanto também traz algumas coisas nãosolicitadas, como dores em partes do corpo que nem sabíamos que existiam, pele ficando mais frágil, menopausa, mudanças hormonais e, claro, cabelos mais frágeis e quebradiços.
As alterações hormonais podem afetar a quantidade de fios e também a hidratação natural dos cabelos. Por outro lado, a queda na produção de melanina fará os fios brancos aparecerem, e, em alguns casos, isso acontece bem antes da meia idade. A lista de males que podem acontecer aos cabelos depende do tipo: cabelos oleosos tendem a ser melhores com a idade, já que eles podem se tornar um pouco mais secos.
De qualquer maneira, nessa fase da vida, é melhor escolher xampu, condicionador e cremes que venham ao encontro das necessidades dos seus cabelos. Para tratar de fios mais envelhecidos são necessários produtos e cuidados específicos, e ficar mais velha não é desculpa para descuidar do próprio corpo.

Perda de cabelos também acontece com mulheres

Perdemos cabelos todos os dias, mas isso pode aumentar na menopausa. O cabelo mais ralo nesse período, como tudo o que é ruim, tem um nome: Alopecia androgenética feminina. Essa perda, comumente chamada de cabelo ralo, ocorre principalmente no topo da cabeça, e podem até aparecer falhas visíveis.
Esse problema tem causas hormonais e genéticas, ou seja, a diminuição dos hormônios que causa a alopecia é determinada por marcadores hereditários. Portanto, se a sua mãe tem, é provável que você apresente a rarefação capilar no futuro, e os especialistas explicam que a reposição hormonal não causa muito efeito sobre o problema, e o tratamento clínico mais usado é feito com medicação tópica, ou seja, aplicável no couro cabeludo, que estimula o crescimento dos fios. Nesse caso, nunca use nada sem consultar um médico.
Use ampolas de tratamento capilar
Mas existem outros problemas, como o cabelo quebradiço, pontas duplas, secos, com frizz, que podem ser cuidados com algumas ampolas de tratamento, compradas em lojas de cosméticos e que ajudam a melhorar a aparência e a maleabilidade dos cabelos.
Nessas lojas há ampolas para os mais diversos tipos de problemas, com preços variáveis (algumas bem baratinhas), que podem ser colocadas dentro do seu condicionador ou de seu xampu. São compostos à base de vitaminas A e D, jaborandi, semente de linho, óleo de argan, ceramidas etc. que ajudam mesmo quem quer dar um trato na cabeleira.

Pintar os cabelos ou assumir os brancos?

Outra coisa que afeta é o embranquecimento dos cabelos. No meu caso aconteceu bem cedo por fatores genéticos, e me tornei escrava da tintura. Mas há muitas mulheres, e conheço algumas, que resolveram assumir os brancos e estão felizes e com cabelos muito bem tratados. Confesso que não tenho coragem.
Assim como eu, muitas mulheres frequentemente usam tinturas, que podem ser feitas em casa ou na cabeleireira, mas, como já disse outras vezes, veja o que se adéqua melhor ao seu cabelo. Use bons produtos, e usar umas ampolas misturadas à tintura podem ajudar a não maltratar os fios e o couro cabeludo.
Vejam que aqui estamos falando de alguns problemas mais comuns. Ainda temos novos tratamentos de salão que vão desde alisamentos a escovas (com ou sem formol), hidratações, banhos de sei lá o que. Mas se você não sabe o que é melhor para manter seus cabelos bonitos e bem cuidados, procure uma boa cabeleireira. Ela é a profissional que pode deixar seus fios lindos, hidratados, nutridos e bem arrumados.
, ,