Pão fácil de bicarbonato de sódio

Pão fácil de bicarbonato de sódio

Sabe aquela hora que dá vontade de fazer pão em casa, e a gente desiste porque nunca tem fermento de pão? Pois seus problemas acabaram! Essa é uma solução prática e fácil de fazer seu pão em casa sem fermento.

É a técnica do leite fermentado que veio para substituir o fermento biológico. Mas, a melhor coisa dessa receita é que não requer tempo de repouso, nem sovar a massa. Acharam bacana? Pois segue a receita!

Ingredientes

350 ml leite

50 ml suco de limão

450 g farinha trigo

1 colher chá de bicarbonato

1 colher chá açúcar

1 colher chá sal

Preparação

Misture o leite e o limão. Deixe macerar cerca de 10 a 15 min. (PS: Esta mistura chama-se leite fermentado e será o ativo junto com o bicarbonato que fará o pão crescer dentro do forno). Sem pânico. O leite vai coalhar.

Numa tigela misture a farinha, o bicarbonato, açúcar e sal.

Acrescente o leite fermentado aos poucos, sempre misturando com uma colher de pau ou com as mãos. Faça uma bola ou o formato que quiser.

Coloque a massa na assadeira (untada ou com papel manteiga) e faça cortes com a ponta da faca. Polvilhe com farinha de trigo.

Leve ao forno convencional pré-aquecido a 200°C por uns 30 min mais ou menos (depende do forno). Passado este tempo, retire o pão e coma quentinho com um cafezinho.

PS: é a segunda vez que eu faço esse pão, e deu certo da primeira vez, mas da segunda, saiu PERFEITO!

,