Pare. Respire… Siga em frente!

O mundo está em compasso de espera. Uma quarentena geral nunca imaginada, a não ser em filmes de catástrofe está acontecendo. Mas eu não estou aqui para ser a voz do desespero. Podemos sair dessa se realmente pararmos de nos preocupar apenas com o nosso umbigo.

Nesse momento, ouço notícias, leio, vejo vídeos sobre tudo o que está acontecendo e como essa peste pode nos atacar, e peço a todos os que estiverem me lendo: Levem muito a sério esse problema. Não espalhem notícias de cura vindas de pessoas que se acham muito espertas, mas não são. A quarentena é uma medida muito séria e terá consequências, mas no momento não podemos pensar nisso, pois o maior problema é deter o avanço do vírus.

Milhares de sugestões sobre o que fazer durante o confinamento, como ler, estudar online (tem montes de plataformas abertas e gratuitas), ‘maratonar’ séries e filmes em casa. Nada de cinema!! Nada de aglomerações!

Mas vai ficar todo mundo em casa? Sim! E vou dar umas ideias vindas diretamente do túnel do tempo. Pegue as crianças e brinque de fazer tarefas. Fazer uma limpeza em casa e ensinar as crianças ao mesmo tempo. Nunca é cedo demais ou tarde demais. Não vai cair o braço se a criança separar as roupas para lavar ou passar o pano para tirar o pó. Usar a vassoura não machuca! Juro! Isso vai ensinar a importância do asseio além de mostrar que um dia elas terão que se virar, que a roupa suja não aparece por mágica na gaveta.

Depois de limpar muito bem o ambiente (o que já ajuda no combate aos vírus e bactérias), ensine porque devem sempre lavar bem as mãos. Me mandaram uma brincadeira em que desenharam na palma das mãos das crianças um bichinho, dizendo que é o vírus, e que para ele sair de lá precisa lavar bem. Já ajuda.

Criança entediada? Coloca na cozinha e ensina alguma coisa. Façam uma receita juntos. Cozinhar com a minha mãe e meu pai foi das coisas mais divertidas que já fiz. Basta dizer que o almoço de domingo em minha casa era executado a doze mãos, já que ia todo mundo para a cozinha. Fazíamos macarrão (tem receita aqui no blog); molhos; sobremesas; pães ((tem receita por aqui também. É só ir na busca!).

Tenho certeza de que vocês passarão momentos divertidos juntos. E desse modo não ficam o dia inteiro olhando para uma tela…

E já que estamos falando de tempos difíceis por vir, que tal começar uma pequena horta? Essa é outra atividade para todas as idades. Não tem quintal? Plante em vasos. Use garrafas pet. Faça hidroponia! Plante algumas verduras para consumo próprio. Horta é atividade para todos os dias. Vai ocupar mãos e mentes, além de tornar o isolamento mais brando. Ah! Tem vários posts sobre o assunto aqui no blog que falam sobre hortas.

Finalmente, leiam bastante. Nunca é demais aprender coisas novas, mas por favor, não compartilhem bobagens de pessoas que se acham os seres supremos. Não há receita de álcool gel caseiro (a não ser que você seja químico formado); não tem gargarejo mágico que combate o vírus; siga apenas as instruções dos profissionais de saúde; lave as mãos constantemente com água e sabão e mantenha suas roupas e objetos limpos!

Vamos sair dessa se nos cuidarmos direito!

Deixe seu Comentário Respeitoso

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *