Pimentões: Vermelho, Verde ou Amarelo?

No mundo temos plantas que fazem enorme bem ao organismo, mesmo que algumas delas, como o pimentão, o pepino (e seus parentes) e o feijão sejam de digestão difícil. Mas isso não significa que não devemos come-los. Até porque, quanto mais alimentos nutritivos ingerirmos, menor a quantidade de remédios que precisamos colocar em nossos corpos.

No caso dos pimentões, verdes amarelos ou vermelhos, inúmeras são as razões pelas quais devemos inclui-los em nossa alimentação. Eles fortalecem o sistema imunológico; ajudam na prevenção do câncer, protegem o cérebro de degenerações; auxilia os olhos e coração; melhoram a circulação; combatem o envelhecimento precoce; ajudam a manter os ossos e articulações fortes.

Mas qual dos três tipos escolher? Na verdade, a principal diferença entre eles é o tempo de maturação e colheita. Por esta razão, o pimentão verde é o primeiro a ser colhido, passando pelo amarelo e atingindo sua maturidade na cor vermelha.

Por esse motivo, o gosto muda de uma cor de pimentão para outra. Mas não se preocupe: todos eles são ricos em fibras e antioxidantes, além de serem fontes de minerais como cálcio, fósforo e ferro.

O pimentão verde tem sabor mais ácido que os demais. Para cada 100 g, esse tipo tem apenas 16 calorias. Rico em vitamina E e betacaroteno, que ajuda o organismo na prevenção de doenças como cataratas e câncer. Também é uma importante fonte de vitaminas do complexo B, minerais (potássio, fósforo, magnésio e cálcio) e bi flavonoides, ou seja, componentes que são verdadeiros antioxidantes.

Já o pimentão vermelho é o tipo que apresenta maiores valores de ácido ascórbico e betacaroteno (contém mais vitamina A). É fonte das vitaminas C e E. Também é rico em antioxidantes que contribuem para a redução de problemas cardiovasculares.

Pimentão amarelo é o que contêm maior presença de vitamina C ao compararmos com os outros pimentões. 100 gramas desse alimento apresentam mais de 200% da quantidade mínima de ingestão diária recomendada de vitamina C. Seu sabor é levemente adocicado. Possui ação expectorante, descongestionante, antibacteriana, indutor de termogênese (transforma parte das calorias dos alimentos em calor).

Ah! E lembre-se que pimentões podem ser usados como tempero, mas também podem ser servidos recheados como mistura. Em todos os casos, são deliciosos!

 

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *