Categorias
plantas

Plantas que vivem na sombra

Clorofito se dá bem em qualquer ambiente

Sabe aqueles ambientes da sua casa que você quer embelezar com algumas plantas, mas tem medo porque eles não têm luz direta ou ventilação adequada? Pois é. Há plantas que vivem bem nesses lugares, não porque a luz não seja necessária, mas porque elas gostam da sombra. E são lindas!!!!

Banheiros, por exemplo, nem todos têm a sorte de ter um com janela grande e que pode ser aberta. Em edifícios de apartamentos, onde o importante é ter cada metro quadrado utilizável, janelas de banheiros normalmente são escondidas ou dão para vãos com paredes do outro lado. Na verdade, muitos banheiros não têm nem uma claraboia. Mesmo assim, isso não significa que você deva desistir de ter plantas nele.

Tem aquele espacinho que você transformou em escritório, mas que não tem janelas, apenas portas de passagem? Pois é. Lá também há a chance de ter umas plantas que não precisam de tanta luz.

Aliás, há um bom número de plantas que vive bem com pouca ou nenhuma luz solar. Na maioria dos casos, tudo que você precisa é uma lâmpada econômica ou uma pequena janela com basculante. Mas, seja como for, pense bem antes de colocar uma planta. Porque com ou sem luz, toda planta é um ser vivo e precisa de cuidados, espaços adequados e carinho.

Vamos conhecer essas amiguinhas das sombras?

 

Rosários são lindos e ocupam pouco espaço

Mais comumente conhecida como Rosário, por ser parecida com um terço, a Senecio rowleyanus é uma planta doméstica popular que evita a luz solar direta. Suas folhas parecem ervilhas, mas, cuidado! Elas não são comestíveis. São venenosas. Porém são a planta ornamental perfeita, que dará o toque de verde que você tanto quer para aquele canto escuro. Ela vai bem com quantidades mínimas de luz e não ocupa praticamente nenhum espaço.

Zamioculcas mudam de cor conforme a luz que recebem

A Zamioculcas, ou planta Zuzu, é outra excelente candidata para banheiros sem janelas. A escuridão do cômodo determina quão claras as folhas da planta se tornam. Menos luz resulta em um tom mais escuro de verde. Esta planta elegante também é extremamente robusta e pode até suportar um pouco de descuido. Ou seja: se você acha que não tem o dedo verde, ela aguenta um pouco de descaso.

A Chlorophytum comosum, mais conhecida como Clorofito, é clássica quando se trata de plantas de interior. Mesmo perdendo seu padrão de folha impressionante em lugares escuros, é feliz o suficiente sem a luz solar.

Mesmo nos cantos mais escuros de seu apartamento, a Aspidistra se sente em casa; suas folhas continuam a crescer mesmo que não haja luz solar. A planta também cria uma atmosfera saudável quando o ambiente em questão é abafado.

A Chamaedorea é a planta ideal para qualquer banheiro, porque gosta de uma atmosfera úmida, e como prefere lugares escuros, ela precisa de uma luz solar indireta de vez em quando para se manter forte e saudável.

A Espada de São Jorge é a mais conhecida dessas plantas de escuro, e é assim chamada porque suas folhas são afiadas e pontudas. È uma planta excelente para qualquer ambiente interno porque atua como um ótimo filtro de ar, convertendo agentes tóxicos, como formaldeído e benzeno, encontrados em móveis de madeira, em oxigênio.

Calatheas nem precisam florir. São lindas!!

Sem luz do dia, a Calathea se recusa a florescer. No entanto, acariciar as folhas sedosas da Calathea já a deixa feliz. Esta planta não gosta muito de correntes de ar, então é melhor mantê-la longe da janela e da porta do banheiro.

 

Conhecido como Lírio, a longa folha decorativa do Spathiphyllum é segura para alegrar o mais sombrio dos ambientes. Esta é também uma das poucas plantas floridas que são adequadas para locais mais escuros. E vai deixar qualquer lugar bonito com suas flores.

Terminando o post, essas plantas não requerem muitos cuidados, portanto a falta de luz solar ou de espaço não são desculpas para deixar de colocar plantas naquele seu escritório adaptado, ou no seu banheiro escuro. Só não vale ignorar o post e colocar uma planta de plástico, que não decora nada e só fica pegando poeira. Valeu?

Por Rita Palladino

Jornalista, Redatora, Revisora e saco de pancadas. Gosto de escrever sobre as coisas que gosto e sobre as que me incomodam. Muitos podem até discordar de mim. Mas não aceito ofensas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *