Precisamos de árvores nas cidades

Precisamos de árvores nas cidades

Vamos lutar por menos concreto e asfalto e mais verde

Dia desses postei em uma rede social um artigo sobre o jamelão (a fruta, não o cantor da Estação Primeira de Mangueira), e uma das pessoas que comentou, disse que o prefeito da cidade onde ela vive está querendo cortar, porque as frutas caem no chão, o que é natural, e fazem sujeira/ ou deixam a rua escorregadia.
Primeiramente, gostaria de deixar claro para todos os que insistem que folhas, flores e frutos caídos das árvores não são sujeiras. Porque árvores não fazem isso “intencionalmente”. Sujeira é aquela bituca de cigarro que você joga na rua, o papel que você joga pela janela do seu carro, a sacolinha que você insiste em pegar no mercado só pra jogar em qualquer lugar e tantos outros lixinhos que viram um aterro se deixar.

Folhas e frutos caídos são apenas o ciclo da natureza

Em segundo, as folhas etc. que caem pelo chão, fazem parte de um ciclo da natureza, como células mortas que tiramos no banho. No caso das primeiras, é para isso que existe varrição de rua (e não para o seu lixo). Precisamos exigir o direito de viver em cidades mais verdes, com árvores frutíferas e, de preferência, com espécies nativas.
Essa, aliás, foi a solução encontrada para revitalizar uma área de manancial da cidade onde moro, na qual havia um terminal de ônibus muito capenga, que voltou a ter árvores, verde, drenagem decente das ruas e mais vida.

Árvores e plantas por perto acalmam e dão qualidade de vida

E chegamos à terceira questão. Árvores e flores trazem um ar mais respirável. Trazem mais qualidade de vida. Deixam o ambiente mais ameno, ajudando a diminuir o calor e atraindo chuvas mais brandas, controlando a umidade do ar. Precisamos exigir que nossos “administradores” cuidem melhor das nossas ruas, e que coloquem árvores onde puderem. Precisamos de mais árvores e menos postes nas nossas calçadas.
Ah! As fotos que colocarei neste artigo são do meu percurso de caminhada. E mesmo em uma cidade grande, nesse percurso temos goiabeiras, abacateiros, pitangueiras, jamelões, jambos, amoras, limões etc. É bonito de ver, é bom de andar por ali porque respiramos melhor, e torna o ambiente muito mais aprazível. Tentem encontrar os bandos de periquitos que vão se alimentar ali.
,