São José o mais protetor de todos os santos

Faltam dez dias para comemorar esse santo, que sempre me pareceu um cuidador, alguém que protege e ampara. No dia 19 de março é dia de São José. Esposo de Maria, foi ele que viu o nascimento do menino Jesus e o criou na infância. Nos evangelhos de São Mateus e São Lucas, ele é descrito como um homem trabalhador, responsável e justo. Dizem que era um ótimo carpinteiro.

De todos os santos comemorados na igreja católica, apenas ele e São João Batista têm duas datas comemorativas. A data de 19 de março vem desde o século XV, no calendário da igreja. E em 1870 São José foi declarado patrono da Igreja pelo Papa Pio IX. Em 1889 Papa Leão XIII o elevou a bem próximo da Virgem Maria e o Papa Benedito XV o declarou patrono da justiça social. O Papa Pio XII estabeleceu uma segunda festa para São José, a festa de “São José, o Operário” em 1º de maio.

Ele é considerado pelos devotos como padroeiro dos carpinteiros. Na arte litúrgica da Igreja José é mostrado sempre com o menino Jesus, ora ensinando seu ofício, ora apenas carregando o menino no colo. Em todas as imagens sempre há um lírio.

 

Este lírio faz parte de uma tradição que vem de um dos evangelhos Apócrifos, segundo o qual, o Sumo Sacerdote teria reunido os jovens de Jerusalém para saber qual deles seria o pai do Messias prometido. Cada um tinha um bastão de madeira; e a resposta de Deus seria dada pela flor que brotaria de um bastão de um dos jovens, o que teria acontecido com o bastão de José.


Como todos os santos e santas, São José ajuda a quem o procura e faz milagres para aqueles que têm fé. Muitos apelam para simpatias e preces para conseguir algum objetivo na vida. Essa do saquinho eu aprendi há muitos anos com uma senhorinha. Nunca mais esqueci. Hoje tem gente que manda o saquinho virtual, mas ainda prefiro à moda antiga.

Essa é uma simpatia para ter a vida financeira protegida

Pegue um pedaço de pano que nunca tenha sido usado e faça com ele um saquinho. Coloque dentro qualquer quantia em dinheiro e feche-o. Diga então: “este dinheiro é de São José”. Em seguida, reze um Pai Nosso e uma Ave Maria e ofereça o saquinho ao santo, pedindo que nunca deixe faltar dinheiro em sua carteira. Feito isso, guarde o saquinho dentro dela. No dia seguinte, abra o saquinho, tire aquele dinheiro e coloque no lugar uma quantia maior. Feche-o e repita tudo o que fez da primeira vez. Guarde o saquinho com dinheiro por um ano. Deixe o dinheiro retirado em uma igreja, aos pés da imagem de São José.

 

E como não podia deixar faltar, segue uma prece poderosa para São José, pedindo que ele sempre nos proteja como protegeu a mais sagrada das famílias.

 

Oração de São José

Ó glorioso São José, a quem foi dado o poder de tornar possível as coisas humanamente impossíveis, vinde em nosso auxílio nas dificuldades em que nos achamos. Tomai sob vossa proteção a causa importante que vos confiamos para que tenha uma solução favorável. Ó pai muito amado, em vós depositamos toda a nossa confiança. Que ninguém possa jamais dizer que vos invocamos em vão. Já que tudo podeis junto a Jesus e Maria, mostrai-nos que vossa bondade é igual ao vosso poder. São José, a quem Deus confiou o cuidado da mais santa família que jamais houve, sede, nós vos pedimos, o pai e protetor da nossa, e impetrai-nos a graça de vivermos e morrermos no amor de Jesus e Maria. São José, rogai por nós que recorremos a vós. Amém.

Deixe seu Comentário Respeitoso

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *