Houve um tempo em que “freguês” tinha sempre razão, um tempo em que os dizeres “servir bem para servir sempre”.
Não eram apenas palavras vãs, impressas em saquinhos de papel das vendinhas e padarias.
Houve um tempo em que íamos ao mercado ou armazém e havia sempre alguém para colocar as compras na sacola.
Nos tempos de aperto, marcávamos o valor da compra na “caderneta”, que era sempre acertada no final do mês.
Será que esses tempos estão tão distantes assim?
Parece que sim.
Empresários espertos deveriam perceber que certos valores não morrem, afinal um cliente é uma pérola que deve ser cultivada com carinho.
Nada atrai mais um cliente que um tratamento gentil da outra parte.
E, cá entre nós, isso não tem acontecido muito ultimamente.
Empresas devem se dar conta que seu cliente é quem paga as contas
É claro que oferecer descontos também tem seus atrativos, mas preços baixos sem bom atendimento atraem apenas uma vez.
Se um cliente não se sente bem-vindo em uma loja ele não retorna nunca mais.
Se o cliente da TV por assinatura, do telefone, do cartão de crédito, do banco for tratado como uma coisa, e não como uma pessoa, ele vai trocar, e vai fazer muito bem.
Criar um relacionamento de afetividade com a clientela gera fidelidade por parte desta última.
Os clientes do século XXI estão mais espertos, eles conhecem melhor seus direitos.
Mas eles precisam aprender a reclamar seus direitos sem roubar os dos outros.
Também precisam saber dos seus deveres.
Mas uma coisa o consumidor já aprendeu: que podem ganhar vantagens.
Cliente bem tratado traz mais clientes.
Ao vendedor, comerciante, ou prestador de serviço cabe a certeza de que ele tem a obrigação de tratar cada cliente como se fosse único.
Isso é claro no caso dele realmente querer que seu negócio prospere, que ele fidelize este cliente e, melhor, que este cliente fiel traga consigo outros clientes fiéis.
Mesmo com toda a informação correndo à velocidade da luz nos dias de hoje, uma boa forma de atrair novos clientes ainda está no bom e velho boca a boca.
Faça o teste, esta é apenas uma primeira dica para tornar seus fregueses esporádicos em clientes habituais.