Como uma pessoa que já passou bem dessa “entrada” na casa dos “enta”, gostaria de partilhar uma experiência muito feminina.
Não se assustem rapazes, não falarei da menopausa (que é chata pra caramba), apesar dela nos afetar, e muito.
Mas falarei de como a vida não é nada simples para uma mulher em nenhuma idade, e piora quando ela amadurece.
Como estou sempre à procura de trabalho, hoje entrei para dar uma olhada em um desses sites de empregos voltados a pessoas acima dos 50.
Vou falar o nome porque é bacana saber que somos nicho em algum mercado do planeta: Maturijobs.
Estava vendo o blog e uma matéria (escrita por um homem), me chamou a atenção. O título, “Mulheres estão melhor preparadas para a longevidade” já me doeu por conta do português, pois o correto é “mais bem preparadas”.
Deixei de lado, pois o autor cometeu outros erros e não falarei deles. O teor do texto coloca a mulher num patamar acima, ou seja, que estamos mesmo mais bem preparadas, porque na vida temos que desempenhar um sem número de papéis: profissional, mãe, filha, esposa, avó, amiga, dona de casa, enfermeira, lavadeira, cozinheira etc.
Bem, concordo com o autor, em partes, porque somos mesmo exigidas em muitas frentes e isso nos deixa preparadas até para a guerra se precisar.
Mas, a questão é: porque os homens não se preparam também? Não foram cobrados de serem os provedores, defensores e coisa e tal?
Foram, mas só desempenharam aquilo que foi conveniente. E por favor, não pensem que estou falando de todos, porque há exceções, mas falo da maioria.
A mulher está mais preparada para entrar nos quarenta e seguir?
A vida não é fácil para uma mulher em idade alguma, porque enfrentamos a falta de isonomia legal, a desigualdade de salário e de tratamento.
Enfrentamos um número infinito de coisas que não pedimos só para conseguir sobreviver.
Chegamos à maturidade mais preparadas? Não sei.
Não estou preparada para nada, porque sempre que me “preparei” o resultado foi um tapa na cara e problemas com os quais lidei sem saber como.
Só para terminar, pois estou comentando um blog de um site de empregos, a última entrevista à qual fui, uma entrevistadora me perguntou a idade, dizendo que não estava no meu currículo. Eu respostei que estava ali minha data de nascimento, e que eu faço aniversário todos os anos, portanto seria contraproducente assinalar todo ano minha idade.
Quando eu vi a cara da coitada, e percebi que ela não fazia contas de cabeça, lhe disse minha idade e ela me respondeu que o trabalho era para alguém mais jovem. Depois fiquei sabendo que o cargo foi para um conhecido meu, mais velho que eu, que era… homem.
Gostaria de saber qual a experiência vocês, homens e mulheres maduros estão tendo no mercado de trabalho. Como o mundo está lhes tratando?
Uma resposta para “A Vida é dura quando se está madura”
Muito bom!