A Vida é dura quando se está madura

A Vida é dura quando se está madura

Como uma pessoa que já passou bem dessa “entrada” na casa dos “enta”, gostaria de partilhar uma experiência muito feminina.

Não se assustem rapazes, não falarei da menopausa (que é chata pra caramba), apesar dela nos afetar, e muito.

Mas falarei de como a vida não é nada simples para uma mulher em nenhuma idade, e piora quando ela amadurece.

Como estou sempre à procura de trabalho, hoje entrei para dar uma olhada em um desses sites de empregos voltados a pessoas acima dos 50.

Vou falar o nome porque é bacana saber que somos nicho em algum mercado do planeta: Maturijobs.

Estava vendo o blog e uma matéria (escrita por um homem), me chamou a atenção. O título, “Mulheres estão melhor preparadas para a longevidade” já me doeu por conta do português, pois o correto é “mais bem preparadas”.

Deixei de lado, pois o autor cometeu outros erros e não falarei deles. O teor do texto coloca a mulher num patamar acima, ou seja, que estamos mesmo mais bem preparadas, porque na vida temos que desempenhar um sem número de papéis: profissional, mãe, filha, esposa, avó, amiga, dona de casa, enfermeira, lavadeira, cozinheira etc.

Bem, concordo com o autor, em partes, porque somos mesmo exigidas em muitas frentes e isso nos deixa preparadas até para a guerra se precisar.

Mas, a questão é: porque os homens não se preparam também? Não foram cobrados de serem os provedores, defensores e coisa e tal?

Foram, mas só desempenharam aquilo que foi conveniente. E por favor, não pensem que estou falando de todos, porque há exceções, mas falo da maioria.

A mulher está mais preparada para entrar nos quarenta e seguir?

A vida não é fácil para uma mulher em idade alguma, porque enfrentamos a falta de isonomia legal, a desigualdade de salário e de tratamento.

Enfrentamos um número infinito de coisas que não pedimos só para conseguir sobreviver.

Chegamos à maturidade mais preparadas? Não sei.

Não estou preparada para nada, porque sempre que me “preparei” o resultado foi um tapa na cara e problemas com os quais lidei sem saber como.

Só para terminar, pois estou comentando um blog de um site de empregos, a última entrevista à qual fui, uma entrevistadora me perguntou a idade, dizendo que não estava no meu currículo. Eu respostei que estava ali minha data de nascimento, e que eu faço aniversário todos os anos, portanto seria contraproducente assinalar todo ano minha idade.

Quando eu vi a cara da coitada, e percebi que ela não fazia contas de cabeça, lhe disse minha idade e ela me respondeu que o trabalho era para alguém mais jovem. Depois fiquei sabendo que o cargo foi para um conhecido meu, mais velho que eu, que era… homem.

Gostaria de saber qual a experiência vocês, homens e mulheres maduros estão tendo no mercado de trabalho. Como o mundo está lhes tratando?


Uma resposta para “A Vida é dura quando se está madura”