Aproveite as dicas da Ioga para respirar melhor!

Aproveite as dicas da Ioga para respirar melhor!

Respirar, se acalmar e ser feliz com Ioga

 

A Ioga nos ensina que a respiração é fonte de vida saudável.

Ela alimenta todos os nossos sentidos, nossas funções orgânicas e muito mais.

Vou listar quatro exercícios respiratórios que vão proporcionar relaxamento, purificação dos pulmões e uma vida melhor.

Porém, não seja ansioso.

Esses exercícios só começam a funcionar após alguns dias, assim como as meditações.

Mas, acredite, será para melhor.

Para respirar corretamente é preciso deixar o corpo flexível a ponto de “aceitar” a respiração.

Uma caixa torácica rígida, uma coluna vertebral dura, um diafragma inativo, uma musculatura contraída, tranca a pessoa em uma armadura onde ‘respirar simplesmente’ se tornou impossível.

Para usufruir mesmo das técnicas de Ioga, é imprescindível trabalhar nosso corpo.

A vida sedentária que nós levamos, nos afasta do funcionamento natural do corpo.

Para acessar técnicas mais sutis, passe pelos primeiros degraus que favorecem o retorno a uma respiração completamente normal.

Respiração de Limpeza

• Sentado ou deitado, inspire profundamente e expire pela boca.

• Essa prática tira energia viciada no corpo e recarrega com prana.

• Purifica os meridianos, desbloqueia o plexo solar e carrega os chakras com prana.

• Duração: 10 a 20 min.

Respiração de Recarga

• Afaste as pernas na linha dos ombros e respire de forma curta e rápida pelo nariz, deixando o corpo sacudir junto com o ar que entra e sai.

• Essa respiração, ativa os chakras e a kundalini, aumenta a irrigação do sangue e ativa a memória.

• Aumenta a vitalidade e limpa as fossas nasais.

• Duração: 3 a 5 min.

Respiração dos Chakras

• Inspire pelo nariz e expire pela boca, visualizando cada chakra com sua cor.

• Faça 7 respirações para cada chakra, seguindo a ordem do básico ao coronário, começando com vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, branco e violeta.

• Trabalha com a elevação da energia kundalini, ativando todos os chakras.

• Duração; 20 a 40 min.

Respiração Surya

• Obstrua a narina esquerda, inspire e expire só pela narina direita.

• Ativa o hemisfério esquerdo do cérebro e esquenta o corpo.

• Duração: sete inspirações e expirações profundas.

Obs.: Utilizar a mão direita para fechar a narina.

Os iogues devem utilizar os mudras, assim como no nadi shodhana.
 
Fonte: http://www.espacoholistico.com.br/boletins/pranayama.htm

Vocabulário: difícil aplicar algo que não se entende e não se sabe. Algumas palavras faladas no texto e seu significado simplificado.

Prana – Sopro de vida, ou Início de vida;

Chakras – Centros de acumulação de energia espalhados pelo corpo;

Kundalini – Poder do desejo puro, ou energia da alma;

Mudras – Poder de cura das mãos

Nadi Shodhana – Técnica de respiração de narinas alternadas (tampa-se uma narina, respira, tampa a outra espira)

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