Caldo de Mandioquinha com Calabresa

Caldo de Mandioquinha com Calabresa

Nem preciso dizer que o inverno chegou. Eu adoro, mas ando precisando de toda a comida reconfortante que vier do meu fogão. Chocolate quente, sopa, ou esse delicioso caldo de mandioquinha com calabresa, super cremoso, indicado para aquecer corpo e alma, sustentar e ajudar até a curar ressaca.

Essa é a ideia desse caldo espetacular, ótimo para o inverno, mas também bom para levantar o ânimo quando nada mais ajuda. Além de ser uma delícia, dá aquela força extra ao seu corpo. É bom também quando a gente se resfria ou começa a dar sinais de gripe.

Ingredientes

5 mandioquinhas

2 batatas inglesas

Creme de leite fresco ou creme vegetal (opcional)

1 calabresa picada em cubos

1 cebola

2 dentes de alho

sal e pimenta a gosto

Azeite de oliva

Preparação

Na panela de pressão refogue bem a cebola e o alho em uma colher de azeite.

Jogue a mandioquinha e as batatas. Tempere com sal e pimenta. Coloque a água e leve à pressão por 20 minutos. Desligue, deixe esfriar um pouco e bata no liquidificador.

Numa panela frite a calabresa com pouco óleo. Se puder, antes de jogar o caldo, tire um pouco do óleo da fritura (calabresa solta muito óleo extra). Se quiser aproveitar, pique pães em pedacinhos e frite nessa sobra de óleo para colocar por cima do caldo como croutons.

Por último adicione o creme de leite ou o creme vegetal, mas só se quiser. A salsinha e a cebolinha da decoração são opcionais, mas o queijo ralado dá um gostinho especial!

, ,