Cascas de ovos ajudam muito!

Cascas de ovos ajudam muito!

Como aproveitar as cascas dos ovos

Sabe aquela casca de ovo que você joga todo o tempo na lixeira? Não faça mais isso! As cascas de ovos têm propriedades que não devem ser descartadas, o que prova mais uma vez que podemos aproveitar melhor as coisas. A indústria cosmética já conhece as cascas de ovos há muito tempo e as utiliza em seus produtos. São fortalecedores de unhas (esmaltes e bases), e queratina boa para a pele e para os cabelos.
Cascas de ovos são riquíssimas em cálcio e podem ser transformadas em farinha utilizadas em suplementos alimentares para dietas de idosos com problemas de osteoporose, por exemplo. Mas elas são polivalentes, e podem ser usadas para adubar, fazer máscara facial; eliminar pragas do jardim, limpar utensílios domésticos etc.

Confira essas dicas de reaproveitamento das cascas de ovos, mas lembre-se de lavá-las e higieniza-las antes da utilização.

Curativo Natural

 

Sabe aquela película transparente que encontramos no interior da casca do ovo? Então, ela ajuda na cura de cortes e arranhões. Basta aplicar no dodói e deixar agir naturalmente.

Adeus pragas do jardim

As cascas dos ovos também são utilizadas para eliminar pragas do jardim, como lesmas e caracóis (válido para os animais de carne mole). Sabe por quê? Essas pragas não vão passar por cima dos pedaços afiados das cascas. Por isso, escolha cascas de ovos bem “cortantes”.
Ah! As cascas são ótimas para revigorar hortas e jardins. Elas fazem pela terra os mesmos benefícios da farinha de osso, que é colocar cálcio na terra. Basta colocar um pouco da casca junto com o adubo. Serve também se você for plantar em vasos.

Suplemento Alimentar

Já vimos que as cascas são ricas em cálcio. Para utilizá-la como suplemento alimentar, basta esmagá-las e triturá-las, e polvilha-las nas sopas, sobremesas, molhos, cremes, saladas etc. Isso não alterará o sabor dos pratos e vai melhorar a saúde dos seus ossos.

Afie e limpe as lâminas do liquidificador

Primeiro, coloque a casca do ovo, a mais inteira possível dentro do congelador, para ficar realmente duro. E então poderá usá-la para limpar e afiar as lâminas do liquidificador, acrescentando água.

Acrescente minerais aos sucos e vitaminas

Num recipiente, deixe as cascas de ovo de molho na água junte com o suco de limão. Deixe essa mistura por algumas semanas na geladeira. E então quando fizer uma batida/suco de frutas e vegetais, acrescente um pouco desta mistura. Isso servirá para obter minerais adicionais.

Fortalecer as unhas

Se você tem as unhas quebradiças, experimente triturar a casca e colocar um pouco desse pó em seu esmalte ou base para unhas.

Máscara nutritiva

Triture as cascas do ovo e misture com uma clara (que é rica em colágeno). Essa máscara é excelente e reduz a tensão facial. Passe-a no rosto e espere secar. Enxague em seguida. Dá para mais de uma aplicação.

Irritações na pele

Num recipiente, coloque a casca de um ovo junto com o vinagre de maçã. Deixe repousar por dois dias. Passado esse tempo, a mistura estará pronta. Passe-a nas leves irritações ou onde estiver coçando.
Em tempo: Há diversas coisas decorativas que podem ser feitas com cascas de ovos, mas, confesso (!), não tenho habilidade suficiente para testar e repassar. Quando eu tiver mais informações, prometo que escrevo novo artigo. Por enquanto, só sei do mini jardim que vocês podem ver na foto.
, ,