Cogumelos Comestíveis – Benefícios e Dicas

Cogumelos Comestíveis – Benefícios e Dicas

A saga dos cogumelos continua

Vegetarianos amam cogumelos, mas não precisa ser vegetariano para apreciar esses fungos deliciosos.
Vou falar hoje sobre alguns benefícios que os cogumelos nos trazem.
Para começar, os sabores dos cogumelos não são todos iguais.
Eles oscilam entre “bem marcantes” até os mais “sutis” e dão um toque de classe a muitas receitas.
Os cogumelos podem ser feitos grelhados, fritos, assados, refogados e em mais uma infinidade de maneiras.
Também fazem boas combinações com vegetais, carnes, queijo, macarrão e o que mais sua imaginação permitir.
Os cogumelos, além de ingredientes ótimos, fazem bem à saúde.
Vale a pena incluir esse fungos deliciosos na sua alimentação.
Quero lembrar, entretanto que isso se refere a cogumelos in natura, não vendidos em conserva.

O que é que o cogumelo tem?

Muito além de sabores e texturas diferentes, os cogumelos fazem bem à saúde.
Eles têm índices baixos de gordura, são pouco calóricos e também são ótimas fontes de proteínas.
Cogumelos são ricos em fibras, vitaminas do complexo B e minerais, como potássio, selênio, cobre e zinco.
As quantidades de cada um destes nutrientes variam de acordo com o tipo de cogumelo e seu cultivo.
Mas, em geral, todos eles possuem estas propriedades nutricionais em maior ou menor quantidade.
Para quem está fazendo dieta, esse é um alimento obrigatório, pois são ricos em fibras.
Cogumelos também fornecem saciedade e ajudam o bom funcionamento do sistema digestivo.

Essas propriedades colaboram para o controle do peso.

As fibras também são boas aliadas para quem sofre de diabetes.
Elas controlam o nível de glicose e de insulina no sangue.

Em uma xícara de cogumelo Portobello grelhado ou de shitake refogado, você tem cerca de três gramas de fibras.

Essas fibras ajudam com o diabetes e reduzem os riscos de doenças cardíacas.

A combinação de fibra, potássio e vitamina C contida nos cogumelos é bastante benéfica para a saúde do sistema cardíaco.
Além disso, por serem baixos em sódio, os cogumelos podem ajudar a diminuir a pressão arterial.
O selênio desses fungos também é responsável pela melhora do sistema imunológico.