Controle as pragas da horta ou jardim com receitas caseiras

Controle as pragas da horta ou jardim com receitas caseiras

Mais um serviço para os amigos de hortas e jardins

Ando publicando muitas receitas no blog e pensando em Natal, Ano Novo etc., mas temos que pensar que a vida continua e a horta não toma champanhe. Para mantermos hortas e jardins saudáveis, temos trabalho diário de rega, limpeza e, claro (!), o controle de pragas.
Existem muitos produtos à venda no mercado que afastam ou matam os animais indesejados, mas todos (ou quase todos) acabam infectando uma horta que deveria ser orgânica, e o melhor mesmo é usar produtos naturais, muitos deles disponíveis em qualquer cozinha, e resolver o problema.
Segue uma pequena lista de receitas caseiras contra as pragas mais comuns em jardins e hortas!

Lagartas, Pulgões e Cochonilhas

Uma das receitas para eliminar estas pragas é juntar 10 g de sabão (de preferência líquido) com um litro de água quente. Deixe esfriar, coloque no pulverizador e manda brasa nas plantas. Ah! Nunca pulverize as plantas na luz solar. Vai queimar as folhas e prejudicar mais até que as praguinhas.
Peritos dizem que plantar alhos perto das flores protege contra os ataques dos pulgões, mas não testei pessoalmente, portanto eu não garanto. Se alguém quiser testar e me dizer se funciona, é só comentar no artigo!
Em tempo: as joaninhas são predadoras naturais dos pulgões. Evite usar inseticidas, pois elas são muito sensíveis.

Lesmas e Caracóis

Essas coisinhas nojentas, que deixam um rastro de baba enquanto andam, são, em sua maioria, ruins para as plantas e para nós. Mas humanos também são e a gente não deve usar veneno.  Cerveja, cinzas ou cascas de ovos são soluções fáceis para fazer desaparecer estes animais viscosos dos canteiros.

1 – Cerveja

Uma das soluções mais populares é a aplicação de pratos com cerveja nas áreas mais afetadas. Coloque os pratos ao mesmo nível da terra plantada. O cheiro da cerveja vai atrair as lesmas e os caracóis, que se afogam nas armadilhas. Não se esqueça de tirar os bichos mortos das armadilhas!

2 – Cinzas e cascas de ovos

As cinzas da churrasqueira e cascas de ovos colocadas à volta das plantas repelem os caracóis e as lesmas pois provocam irritação e desidratação dos mesmos.

3 – Vasos de cerâmica de pernas para o ar

Esta técnica dá bem certo, porque as lesmas e os caracóis estão sempre à procura de um local com

sombra para descansarem e, desta forma, os vasos acabam por ser a armadilha perfeita. Inspeciona todos os dias e retira os animais viscosos que estejam no seu interior até que a infestação termine.

Não se esqueça de deixar uma das bordas do vaso ligeiramente levantadas do chão.
No caso dos caracóis, sempre remova os detritos que estiverem espalhados no chão do jardim ou horta, como tijolos, tábuas, ervas daninhas e matinhos arrancados, pois estes são locais tradicionais onde se escondem os caracóis e as lesmas. Assim reduz-se o habitat das pragas.

Moscas e Mosquitos

Plante manjericão em diversos pontos da horta ou jardim. As suas folhas funcionam como repelente destes insetos. Outra técnica é macerar folhas de manjericão e deixá-las de molho durante um dia. Depois é só coar e pulverizar as plantas.

Fungos

O chá de camomila combate várias doenças fúngicas. Basta deixar 50 gramas de flores de camomila (ou saquinhos de chá) de molho em um litro de água durante três dias. Coar e pulverizar sobre as plantas a cada três dias.

Porque devemos evitar pesticidas

Todas as pragas possuem predadores na própria natureza. Entretanto, com o desequilíbrio que estamos causando , a biodiversidade é afetada, limitando as interações entres predadores das pragas.
Os pesticidas utilizados na agricultura aumentam a produção e diminuem os custos dos alimentos. Na verdade isso é um mito. Mas não vou discutir isso agora. Apesar destas ‘vantagens’, os pesticidas contaminam as águas e os solos, provocam o desenvolvimento de pragas resistentes e causam desequilíbrios nos ecossistemas. Além disso, também podem nos envenenar. (Leia o artigo: https://depoisdos39.blogspot.com.br/2017/11/estamos-comendo-veneno.html)
Precisamos pensar na natureza como um todo e parar de pensar apenas no nosso. Temos que nos responsabilizar por quaisquer danos. Somos culpados também.
, ,

Uma resposta para “Controle as pragas da horta ou jardim com receitas caseiras”