Essa quadrilha não é de político

Essa quadrilha não é de político

Saiba mais uma curiosidade de festa junina e aprenda a receita de chá de amendoim!

O artigo de hoje vou falar um pouco da quadrilha, uma dança típica das festas juninas brasileiras,  carregada de referências caipiras. Mas sua origem vem da Europa. A “quadrille” surgiu em Paris, no século XVIII, como uma dança de salão composta por quatro casais. Era dançada pela elite europeia e veio para o Brasil durante o período da Regência (por volta de 1830), onde era febre no ambiente aristocrático.
Para cair no gosto popular foi um pulinho, e para se misturar com as manifestações brasileiras preexistentes, foi um tropeço, como o aumento do número de pares dançantes e o abandono de passos e ritmos franceses. As músicas e o casamento caipira que antecede a dança, também foram novidades incorporadas ao longo dos anos.
Até os comandos do marcador da quadrilha francesa foram mudados. Ao invés de anunciar os próximos passos da coreografia, o marcador grita: “olha a chuva!” “é mentira!”; “olha a cobra” etc. E assim, hoje em dia, vemos caipirinhas dançando pelas escolas, nas festas do interior, nos grandes festejos do Nordeste. Mas, como eu disse, nenhum político está envolvido nisso. E se estiver, leva pra cadeia da quermesse que deve prender mais que as outras cadeias deste país.
Ah! E essa receita de chá de amendoim é pra combinar com esse friozinho que está fazendo aqui em São Paulo, e que ajuda a levantar o ânimo! E, pessoal, não tire a máscara e não faça aglomerações. Não deem ouvidos a pessoas que só querem a nossa morte.

Chá de amendoim, cremoso e delicioso

Vamos começar do princípio de que isso não é um chá, mas uma bebida quente de amendoim tradicionalmente servida nas festas juninas que ajuda a combater o frio. O amendoim é conhecido por estimular a boa disposição e, para ser usado no preparo desta bebida, deve ser torrado e moído. Aumente a receita se for fazer “chá” para mais de quatro convidados.

Ingredientes

Duas xícaras (chá) de amendoim torrado e moído
Uma embalagem de leite condensado
Uma xícara (chá) de água
Três xícaras (chá) de leite
Casca de canela a gosto

Preparo

Prepare seu chá de amendoim colocando o amendoim no liquidificador ou no processador de alimentos e batendo muito bem até virar uma farofa.
Dica: Não bata demasiado o amendoim ou vai virar uma pasta de amendoim.
Acrescente ao liquidificador ou processador o leite, a água e o leite condensado e bata por mais 10 minutos, para ficar tudo muito bem misturado. Depois coloque numa panela e acrescente o pau de canela. Leve ao fogo e espere o chá de amendoim ferver. Sirva quente.