Estamos em setembro vamos plantar algumas árvores?

Muito bem! Chegamos à segunda semana de setembro e logo entra a primavera, estação em que pensamos em flores, romance, vida! E estamos também vivendo um momento sui generis da nossa história, em que pessoas desmatam, cortam, podam sem nenhum critério e, claro (!), queimam.

Estamos discutindo o desmatamento da Amazônia e as queimadas gigantes que estão acontecendo? Sim estamos, porque nunca na vida vi o planeta tão ameaçado. Sim, a Amazônia não é o pulmão do mundo, mas isso não significa que ela possa ser destruída sem consequências horríveis para todos nós. E não, eu não consigo ir lá ajudar a apagar o fogo, mas consigo fazer algumas coisas nos biomas mais próximos de mim.

Podemos salvar algumas coisas mais próximas de nós, como a rua onde moramos, a praça mais próxima de nossa casa; o terreno baldio que pode até virar uma horta ao invés de servir de depósito de lixo. Manter uma quantidade boa de árvores nas proximidades traz vantagens para todos, melhorando o bem-estar geral.

Árvores regulam a temperatura e o clima em nosso planeta, fazendo as estações ficarem mais definidas; elas evitam a erosão e o desgaste do solo e suas raízes retêm a água da chuva evitando as secas e também as inundações, já que as raízes ajudam a drenar adequadamente a terra.

As folhas das árvores retêm as partículas em suspensão, filtrando o ar que respiramos; mas não só isso, elas fazem sombra e protegem contra ventos fortes e poluição sonora, além de servirem de abrigo e alimento a pássaros e outros animais.

Mas não vamos sair por aí plantando indiscriminadamente. Que tal pesquisar quais as espécies de plantas e árvores mais adequadas a cada região? Afinal há espécies típicas de cada região que podem não se adaptar a outras partes, ou árvores de grande porte que precisam de terrenos grandes. Vai plantar na calçada? Veja que tipo de planta é melhor, uma que não quebre tudo ou que não precise de podas radicais por conta das fiações das cidades.

Bem, depois de fazer isso, que tal plantar algumas coisas? Vai fazer bem a você e a todas as pessoas que estão perto. Estamos vendo tanto concreto e asfalto no nosso dia a dia, que o mau humor está cada dia mais presente. E antes que alguém fale alguma coisa, vou dizer: plantas melhoram o humor sim; e folhas e flores caídas não são sujeira. Sujeira é o que colocamos na lata de lixo.