Categorias
pães

Focaccia com cebola e bacon

Estou desesperada por carboidratos, e quem der uma olhada no blog vai perceber isso. Depois de falar da Babka, estou agora com uma receita de Focaccia, portanto do leste europeu fui para a Itália com sabores fortes. Essa focaccia está mais para uma receita misturada, sem regar com azeite e recheios à sua escola. Usei cebola e bacon porque é o que tinha na geladeira, este é um daqueles pães que podem ser servidos como aperitivo ou para acompanhar sopas cremosas e outros pratos com molhos. Vamos à receita? Aproveita que é fim de semana e quebre a dieta!!

Ingredientes

500 g de farinha

1 colher de chá de sal

10 g de fermento padeiro fresco

15 g azeite

310 ml água

1 cebola

200 g bacon (pequenos pedaços)

70 g queijo ralado

1 ovo batido (para dourar)

Preparação

Na tigela da batedeira de pão, coloque a farinha, o sal (na lateral) e faça um pequeno buraco no meio e neste centro, coloque o fermento esfarelado (note que o sal não deverá tocar o fermento). Coloque também o azeite e a água. Misture muito bem (pode ser com a batedeira de pão) por uns cinco minutos e deixe a massa descansar por 1 hora à temperatura ambiente.

Passado esse tempo, abra bem a massa com um rolo de macarrão. Para não grudar use superfície enfarinhada ou um papel vegetal que você deverá usar na assadeira depois. A massa deverá ser larga e fina.

Frite bem o bacon e despeje tire a maior parte do óleo que vai brotar dele, afinal ninguém quer um pão encharcado de gordura. Ponha as cebolas na panela e refogue tudo. Deixe esfriar um pouco.

Recheie metade da massa com a cebola e o bacon já refogados. Não esqueça de deixar um pequeno espaço nas laterais sem o recheio (pois vamos fechar a massa).

Dobre então a metade da massa sobre a outra metade já recheada e sele as bordas para não escapar o recheio. Se quiser faça uns picotes e molde a massa do formato que desejar.

Coloque a focaccia sobre a assadeira, já coberta com papel vegetal/manteiga. Pincele com o ovo batido. Deixe ainda descansar 20 minutos à temperatura ambiente antes de levar ao forno pré-aquecido a 180 °C por 20 minutos ou até dourar a massa.

Por Rita Palladino

Jornalista, Redatora, Revisora e saco de pancadas. Gosto de escrever sobre as coisas que gosto e sobre as que me incomodam. Muitos podem até discordar de mim. Mas não aceito ofensas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *