Focaccia deliciosa para todos os momentos

Esta é uma receita de pão italiano, achatado e macio. Vou passar aqui a receita original, em que esse pão é coberto com sal grosso, azeite e alecrim. Na Itália, é consumido tanto no café da manhã, quanto em um aperitivo com amigos e familiares.

Sendo um pão rústico à base de azeite de oliva, alecrim e sal grosso ele pode ser comido sozinho, ou acompanhado de patês. Com uma Sardella ou uma Alichella fica maravilhoso!

Um detalhe: Ele é simples de fazer!

Ingredientes

para a massa:

250 g de farinha de trigo (peneirada)

Uma pitada de sal refinado

50 g de manteiga

10 g de açúcar

Quantidade necessária de água (mantenha morna ou na temperatura ambiente)

15 g de fermento biológico fresco

15 ml azeite de oliva

1 colher de chá de alecrim picado finamente

Para a cobertura:

Azeite de oliva

Folhas frescas de alecrim

Sal grosso em flocos

Preparação

Primeiramente, faremos a esponja.

Misture o fermento no açúcar e um pouquinho de água até a mistura liquefazer-se. Adicione uma colher de sopa de farinha e mais um pouco de água até formar uma mistura semelhante a uma papinha de bebê. Cubra o recipiente com um pano e deixe a esponja crescer (aproximadamente 30 a 40 minutos em dias de calor).

Passado esse tempo, misture todos os ingredientes (inclusive a esponja) e amasse até a massa ficar lisa, elástica e homogênea, agregue água o quanto for necessário para manter a massa úmida e macia. Cubra a massa e deixe-a descansar até dobrar de volume.

Ao dobrar de volume, abra a massa e coloque-a em uma forma, previamente untada e faça “buracos” na massa com seus próprios dedos. Coloque as folhas frescas de alecrim, sal grosso e regue tudo com azeite de oliva.

Asse por aproximadamente 15 minutos a uma temperatura de 150°C.

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *