Hipertensão pode ter cura com esses chás!

Erva de Bugre

Diz a Sociedade Brasileira de Hipertensão (pressão alta), que quase 20 milhões de brasileiros sofre desse mal. A pressão alta acontece quando a pressão sanguínea para o coração bombear o sangue para o corpo é maior do que o normal, causando uma espécie de sobrecarga, que pode ser fata, pois ela é é um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares, como AVC, aneurisma e enfarte, podendo causar outras sequelas como trombose.

Essa é uma doença que precisa ser sempre acompanhada por um médico para saber se os níveis de pressão arterial estão equilibrados e, caso seja necessário, tratar corretamente essa disfunção. No entanto, em alguns casos, é possível utilizar alguns chás como aliados para ajudar a baixar a pressão, de modo natural. Vale lembrar que essa ajuda das ervas deve ser feita, após ter obtido orientação médica.

Quero que se lembrem que não é porque é natural que não fará mal. Um dos chás que indico, o de mel, eu não posso tomar por ser alérgica. Mas é bom saber que há alternativas aos montes de medicamentos que se toma nessa situação como as que apresento por aqui.

1 – O alho é eficaz no combate a várias doenças: ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim; fortalece o sistema imunológico e controla a pressão arterial, entre outros benefícios. Para fazer uso dele basta amassar um dente e deixar ferver em uma xícara de água por 3 minutos. Depois é só coar e beber. Faça isso a cada 12 horas.

2 – Por ser um calmante natural, a erva-cidreira também pode ser utilizada para baixar a pressão arterial. A receita é simples: 2 xícaras de chá de água, 1 colher (chá) de erva-cidreira e 1 colher (chá) de folhas de maracujá. Ferva a mistura, depois coe e tome.

Embaúba

3 – A Embaúba é uma planta medicinal, também conhecida como ambaia-tinga, árvore-da-preguiça e imbaúba, utilizada em medicina para combater a pressão alta. A Embaúba serve também para tratar bronquite, feridas na pele, taquicardia, tuberculose, asma e coqueluche.

Basta fazer uma infusão (chá) com uma colher (chá) de folhas secas de embaúba e 1 xícara de chá de água. Deixe descansar por 10 minutos, depois coe e beba até três vezes ao dia.

4 – Chá verde é benéfico para muitos males, feito com a planta Camélia Sinensis, mas o mais conhecido é o de diminuir a hipertensão. Tem propriedades calmantes e diuréticas e seu consumo reduz o risco de desenvolver hipertensão.

5 – O pepino tem ótimas propriedades diuréticas. Pode ser fatiado e colocado na água gelada para dar ainda mais frescor, mas para baixar a pressão deve-se colocar no liquidificador um pepino médio picado e descascado e 200 ml de água. Depois coe, adoce e beba antes das refeições.

6 – O mel tem efeito calmante sobre os vasos sanguíneos. Por isso pode ser utilizado no combate à pressão arterial. É possível, por exemplo, ingerir todos os dias, em jejum, duas colheres de mel, ou fazer um suco de manjericão e mel, em quantidades iguais, e tomar antes de se alimentar.

sete sangrias

7 – Essa ideia é de um composto de ervas feito com folha de abacateiro, erva-de-bugre, sete sangrias, chapéu-de-couro e capim cidreira. Basta ferver um litro de água e incluir três colheres de sopa do composto de ervas. Deixe a bebida abafada por cerca de 10 minutos e coe. Tome três vezes ao dia. (Veja fotos)

8 – A batata pode ser bastante efetiva no combate à hipertensão. O consumo desse tubérculo pode ajudar a reduzir a pressão arterial. Para tanto você pode fazer a seguinte receita: separe a casca de cinco batatas e coloque para ferver durante 20 minutos. Depois, coe e beba duas xícaras por dia.

9 – Da mesma forma que a erva-cidreira, a camomila é um calmante natural e pode ajudar a reduzir a pressão alta. Basta ferver uma xícara de chá de água e 3 colheres (chá) de camomila, por 3 minutos. Depois é só coar e beber.

10 – O limão possui vitamina C, que tem efeito antioxidante no organismo, e ajuda na maleabilidade dos vasos sanguíneos, prevenindo a pressão alta. Para fazer uso dele com esse fim, beba um copo de água morna e o suco de meio limão, todos os dias, em jejum.

 

2 thoughts on “Hipertensão pode ter cura com esses chás!

  1. Eu uso todos dias os chás de ervas e limão baixei de 120 kg para 67 em 120 dias. Sou diabetico cuidado da minha saúde só com curas natural.

Deixe seu Comentário Respeitoso

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *