Nhoques de ricota e espinafre

Para passar meus quarenta dias sem carne vermelha, eu estou tendo que usar a criatividade e pegar receitas que não fazia há séculos. Essa receita, por exemplo, eu nem lembrava que tinha. Caiu de um dos meus cadernos um dia desses enquanto eu limpava as estantes.

E, para fugir um pouco dos pratos à base de pescados, vamos fazer um nhoque de ricota. Alguns chamam de almôndegas, mas no meu parco conhecimento, almôndega se frita antes de colocar no molho e esse “nhoque”, a gente cozinha.

Não importa o nome. O que importa é que são deliciosos e não têm dificuldade para fazer.

Ingredientes

Nhoque:

Um pacote de ricota bem amassado

Uma colher de chá de sal

Espinafre refogado bem picadinho

Noz moscada a gosto (uma pitada é o suficiente)

Manjericão fresco picado

Farinha de trigo o quanto baste

Molho:

Uma lata de tomate pelado

Três dentes de alho picados

Seis colheres de sopa de azeite

Uma folha de louro

Preparação

Refogue o espinafre em azeite e sal e pique bem miúdo. Misture o restante dos ingredientes e junte a farinha até dar o ponto para enrolar as bolinhas.

Ferva água com uma pitada de sal e um fio de azeite. Jogue os nhoques e deixe-os virem à tona, retirando com uma escumadeira. Coloque num prato de serviço.

Molho:

Em uma panela aqueça o azeite, frite o alho e junte a lata de tomate e o louro. Tempere com sal e pimenta e deixe apurar um pouco. Coloque o molho por cima dos nhoques e polvilhe com queijo ralado. Sirva imediatamente.

Deixe seu Comentário Respeitoso

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *