O plantio de primavera e a chuva que precisamos

O plantio de primavera e a chuva que precisamos

Hoje acordei pensando no plantio de primavera, que começou em setembro e veio quente. E como toda estação do ano ela tem características especiais, que vai influenciar na horta, no pomar ou no jardim. Por isso é importante conhecer sobre as espécies antes do plantio e descobrir se elas serão plantadas em uma estação favorável.
Pesquisar sobre as flores ideais para cada época do ano tem um objetivo simples e claro: Cultivar espécies que estão na época correta de seu desenvolvimento e deixar o jardim mais bonito. Além disso, com plantas crescendo em estações propícias é possível atrair polinizadores que ajudarão a transformar seus jardins, hortas e pomares em lugares realmente produtivos.
Mas, voltemos a falar de primavera, a tão falada “estação das flores”, pois é a época que a grande maioria das plantas costuma florescer. Por ser tratar de uma época propícia, as opções de cultivo crescem e os polinizadores começam a aparecer com frequência nos lugares onde há plantas crescendo.
Antes de falar sobre quais as plantas, árvores ou ervas de melhor plantio nesta época, quero chamar a atenção para dois fatores climáticos: o primeiro é uma mudança que as pessoas deveriam estar mais atentas. Nossos invernos ainda são frios, mas já há muito tempo que não nos deparamos com geada, o que significa “aquecimento global” e só não percebe quem não quer.
O segundo fator é a diminuição do ciclo de chuvas, que nesta época deveriam estar à toda, mas estamos em ano de El Niño e, como se não fosse o bastante, não estamos tratando água o suficiente. Os mananciais estão cada vez menores e mais poluídos, o que significa que precisamos urgentemente parar de desperdiçar.

Após esses alertas, vamos dar algumas dicas de plantio.

Para quem cultiva árvores de porte mediano, os cítricos, em geral se desenvolvem bem na primavera. Algumas variedades de laranjas e limões se dão melhor no calor da primavera, e estamos precisando muito de árvores para atrair as chuvas benfazejas.
As pessoas que se dedicam a hortas sempre têm hortaliças que vão bem em qualquer época do ano. Mas se quiser mudar um pouco, as plantas aromáticas são ótimas espécies para serem cultivadas durante a primavera. Manjericão, Salsinha, Cebolinha, Coentrosão excelentes.
Outras frutíferas boas de plantio nesta época, os pessegueiros e pereiras são árvores que dão sombra boa, flores lindas e frutos deliciosos. Vale a pena arriscar.
 E finalmente, para quem só quer deixar o jardim bonito, marroniase rosas do deserto são ideais para a ocasião.
Mas não deixem de levar em conta o que falei sobre desperdício de água. Faça as regas, mas não desperdice!

 

, , , , ,