Pão de mandioquinha macio e delicioso

Pão de mandioquinha macio e delicioso

Um dia desses andei bisbilhotando os pins de um amigo meu que é blogueiro há muito tempo (Sim! Também estou no Pinterest!). Ele anda fazendo uns pães maravilhosos e eu, confesso (!), fiquei com invejinha. Aí, do nada, me apareceu essa receita. Fiquei super feliz e resolvi tentar pra ver se dava certo, já que eu adoro mandioquinha (conhecida também como batata Baroa).

Ficaram lindos e deliciosos. Agora meu amigo é quem vai ficar com invejinha!!

Ingredientes

300 g de mandioquinha sem casca

100 ml de água morna

200 ml de leite morno

Um ovo ligeiramente batido

30 g de manteiga derretida

10 g de fermento biológico seco

Três colheres (sopa) de açúcar

¾ colher (sopa) de sal

Um quilo de farinha de trigo (aproximadamente)

Manteiga derretida para untar

Preparo

Cozinhe a mandioquinha sem casca até que ela esteja macia e escorra bem. Coloque a mandioquinha ainda quente em uma bacia funda, amasse bem e deixe esfriar. Se preciso use o esmagador de batatas para criar um purê.

Adicione a água, o leite, o ovo, a manteiga, o fermento e o açúcar.

Use um batedor de arame para misturar bem e dissolver os ingredientes.

Aos poucos e misturando com a ponta dos dedos adicione aproximadamente uma xícara da farinha, nesse momento acrescente o sal.

Continue acrescentando farinha até obter uma massa que grude ligeiramente nas mãos. A quantidade de farinha varia de acordo com a umidade da mandioquinha e tamanho do ovo.

Coloque a massa sobre a bancada levemente enfarinhada e sove por 15 minutos acrescentando farinha para ajudar na sova sempre que necessário.

Coloque a massa na tigela, cubra com toalha e deixe crescer. Com o calor que está fazendo, cerca de 90 minutos. A massa precisa dobrar o seu volume.

Deixe a massa crescer sempre em local fechado, micro-ondas, forno desligado, armário.

Nos dias frios eu gosto de colocar um cobertorzinho que eu reservo para esses fins.

Depois que a massa estiver crescida, polvilhe a bancada com farinha, coloque a massa na bancada e pressione ligeiramente para expulsar o excesso de ar.

Divida a massa em pequenas bolinhas para fazer a quantidade de pães desejada. Modele seus pãezinhos, acomode-os em uma forma untada, cubra com um pano e leve para crescer novamente por 30 a 40 minutos.

Leve os pães para assar em forno preaquecido a 200°C por 5 minutos, depois baixe a temperatura para 180°C e continue assando por aproximadamente 30 minutos.

Quando os pães estiverem quase prontos e levemente dourados na superfície, retire rapidamente a forma do forno, unte os pães com a manteiga e leve novamente ao forno para finalizar e obter uma superfície corada.

Retire os pãezinhos do forno e deixe esfriar antes de comer. Ou não…