Categorias
plantas

Problema com gato nas plantas?

Plantas e gatos são coisas que não combinam, certo? ERRADO! Você pode conviver com os bichanos e ter plantas ao mesmo tempo.

Confesso que quando comecei a escrever este pequeno artigo, estava pensando nas muitas pessoas que estão em grupos de horta e jardinagem, e que arrumam as piores soluções para afastar os animais de suas plantas. Soluções que me fazem pensar sobre a falta de humanidade na humanidade. Nessa mania de ver em tudo e todos o inimigo, só porque é diferente, ou de achar que o animalzinho faz alguma coisa por maldade.

Oi! Quem é o ser irracional aqui???

Mas, vamos ao que interessa! Manter os gatos afastados de suas plantas. Afinal gatos são fofos, mas ficam menos fofos quando fazem xixi, cocô e cavam todo nosso jardim. Isso pode causar muitos problemas, mas não precisa matar o animal para ele parar de fazer isso. E é possível sim afastar os gatos de maneira natural, sem usar pesticidas ou coisas que prejudicam a saúde do animal, das plantas e sua também!

Para começar, sair correndo atrás do gato agitando os braços feito gente possuída só vai assustar o bicho por pouco tempo. É mais provável que você assuste sua vizinhança com esses métodos, porque os bichanos voltarão a importunar logo. Atirar o pau no gato também não resolve, é apenas maldade.

Mas o que então afasta esses pestinhas de nossos jardins, hortas e floreiras?

A resposta é: CHEIROS!

Os gatos não gostam de determinados cheiros e costumam se afastar quando utilizamos esses aromas. Um deles é naftalina. Sabe? Aquelas bolinhas que colocamos no guarda-roupas para afastar traças? Pois é. Afasta os gatos também. Antes de alguém vir aqui e dizer que isso vai infectar o solo e blá, blá, blá, eu não estou falando de colocar duzentas bolinhas, mas algumas poucas naftalinas onde você já viu o gato usando de banheiro.

Animais são metódicos e marcam o território que vão usar.

Mas, se você quer métodos mais naturais ainda, gatos não gostam do cheiro de vinagre e casca de limão. Desse modo, você pode manter os gatos fora do seu jardim com bastante facilidade, colocando tigelas de vinagre ou casca de frutas cítricas em vários lugares ao redor das plantas, particularmente nos lugares que o gato gosta de visitar.

Outra coisa que os gatos odeiam são as pimentas de cheiro, como a caiena ou do reino (em grãos), portanto vale a pena espalhar uma quantidade generosa de pimentas nesses “banheiros de gato”. Ou seja, a mesma pimenta que provoca nossos espirros também faz o gato espirrar. Ele não vai voltar ao local. Garanto!

Se você não tem qualquer um desses produtos em casa e não quer ir ao supermercado, você também pode tentar usar alho, café moído ou pimenta comum (chili, dedo de moça, malagueta), bastando abrir e expor as sementes.

Portanto, na próxima vez que resolver dar um “jeito” nos gatos, use esses métodos e você terá um convívio melhor com os animais e suas plantas crescerão em paz!

 

Por Rita Palladino

Jornalista, Redatora, Revisora e saco de pancadas. Gosto de escrever sobre as coisas que gosto e sobre as que me incomodam. Muitos podem até discordar de mim. Mas não aceito ofensas.

8 respostas em “Problema com gato nas plantas?”

Gostei muito dessas dicas Rita, vimos cuidar dos dois do jeito certo; dos bichanose das plantinhas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *