Categorias
café cafeína drinques

Quer me fazer feliz? Me faça café!

Os diferentes tipos de café

 

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e essa frase é tão batida que já sinto cheiro de… CAFÉ!  Bem, para quem não sabe, depois da água, o café é a bebida mais consumida no mundo. São 600 bilhões de xícaras consumidas no mundo. Nós brasileiros, somos os segundos no mundo em consumo diário (87 milhões de xícaras), atrás apenas dos Estados Unidos, com cerca de 100 milhões de bebedores diários.

Os benefícios do café para saúde são variados. Estudos mostram que o café melhora vários aspectos da função cerebral. Isso inclui memória, humor, vigilância, níveis de energia, tempos de reação e função cognitiva geral. O café pode ajudar com os sintomas da depressão, pois dá energia, além disso, seu consumo moderado ajuda a prevenir e reduzir as dores de cabeças crônicas.

A cafeína acelera o metabolismo do corpo brevemente e aumenta a queima de calorias quando o café está sendo ingerido. Além disso, ele atua como um supressor de apetite, auxiliando na perda de peso. Além disso, a cafeína ajuda a melhorar o desempenho físico significativamente, auxiliando quem está fazendo atividade física.  (Veja o artigo O Café e a saúde, de outubro de 2017, neste blog).

Mais que saber que o café é muito consumido e que pode ser bom para a saúde, é bom saber que ele serve de ingrediente para muitas receitas de sorvetes, bolos, tortas, licores, bebidas etc. Mas, antes de passar uma das receitas que mais adoro com café, vou listar algumas das versões mais comuns do consumo da bebida e o motivo delas serem denominadas como são.

1. Café Expresso é aquele que o brasileiro mais pede no balcão, mesmo que a maioria das pessoas daqui ainda preferirem o café coado (como esta pobre escriba). Um verdadeiro expresso deve conter 35 ml do mais puro café. E mais nada.
2. Expresso Macchiato, típico da Itália, é um café expresso misturado com uma pequena quantidade

de espuma de leite.

3. Café Latte é o tradicional clássico leva leite vaporizado e expresso, delicadamente coberto por espuma de leite. É um cafezinho com leite mais forte.
5. Café Lágrima. Podem dar nomes meio bestinhas, mas esse é um pingado de café e uma grande quantidade de leite. Um pingado brasileiro ao contrário.
6. Café Americano é o que chamamos aqui em São Paulo de “Carioca”. É um expresso diluído com muita água quente. Fraquinho…
7. O verdadeiro cappucino italiano só leva leite e café, mas vou dar a versão brasileira, que conta ainda com pó de chocolate e uma pitada de canela, além de cobertura de chantili em alguns lugares.
8. O café Moccha ou Mocaccino leva uma calda de chocolate, leite vaporizado, espuma de leite e uma dose de expresso.
Finalmente, o meu favorito, o Irish Coffee, do qual passo a receita, recomendando que se faça apenas nos dias frios, porque esse é um café para aquecer corpo e alma. Prometo passar mais receitas de comidas feitas usando café para deliciar paladares, despertar as pessoas e trazer alegria ao mundo.
 

Café Irlandês (Irish Coffee)

Ingredientes

Quatro xícaras de café forte e quente
½ xícara de uísque
Açúcar a gosto
Quatro colheres de sopa de creme de leite fresco batido como chantili

Modo de fazer

Misture o café com o açúcar e mexa para dissolver. Junte o uísque, mexa novamente e coloque em copos altos deixando espaço para acrescentar uma colher do creme batido. Se quiser, decore com raspas de chocolate.

 

Por Rita Palladino

Jornalista, Redatora, Revisora e saco de pancadas. Gosto de escrever sobre as coisas que gosto e sobre as que me incomodam. Muitos podem até discordar de mim. Mas não aceito ofensas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *