Categorias
natureza plantas

Seres vivos não são lixo

Há uns dois dias uma amiga de outro estado brasileiro mandou uma mensagem superbacana com uma linda foto de uma planta de Comigo Ninguém Pode.

Na mensagem ela me sugeria escrever algo sobre o assunto, algo sobre plantas não serem lixo e que assim como nós, também precisam de cuidados. E estou feliz em dizer que minha amiga me inspirou, não apenas com a planta dela, mas por lembrar que resgatei plantas também, e conheço outras pessoas que fazem isso. Planta não é lixo. É um ser vivo que como todo ser vivo precisa de cuidados.

Nessa categoria tenho que dizer que NENHUM ser vivo é lixo para ser jogado fora. E nisso incluo animais de todos os portes, pessoas de qualquer idade, e coisas necessárias à vida, como água (que nunca deveria ser poluída), alimentos (com milhões passando fome) e muitas outras coisas.

Mas quero falar sobre plantas jogadas fora e que devem ser resgatadas. Muitos dos que estão me lendo neste blog são pessoas que defendem a natureza, e que, com razão, assumem a causa animal, ou a defesa das florestas. Eu por exemplo defendo coleta seletiva, reciclagem, hortas urbanas e cidades com mais verde e menos concreto e asfalto.

Precisamos urgentemente buscar mais bem-estar nas nossas cidades, seja plantando árvores e hortas onde podemos, seja tendo vasos de plantas e jardins em nossas casas e apartamentos. Por isso muitas de minhas plantas foram resgates, como minhas espadas de São Jorge, resgatadas depois que alguém as arrancou de um jardim público, mantido por moradores do bairro Padre Anchieta, em Diadema.

Minhas margaridas e espadas de São Jorge resgatadas do lixo

Quando mudei para esta casa um amigo trouxe um vaso de margaridinhas brancas e me disse: “quando elas morrerem, joga fora porque não brotam mais”. Não me conformei com isso, é claro, e já se vão 16 anos com minhas flores fazendo minha alegria todos os anos. Aí vieram as margaridas amarelas, que peguei num vaso jogado fora que eu recolhi. Plantei as mudas que ainda não estavam totalmente mortas e elas brotaram e floresceram. E junto com as margaridas brancas e as Espadas de São Jorge e minhas outras plantas, florescem e deixam o mundo melhor.

A planta da minha amiga, essa Comigo Ninguém Pode da foto, de acordo com ela, estava cheia de cochonilhas. Ela lavou as folhas, uma por uma, com sabão de coco (em pedra); retirou os bichinhos um a um e já plantou em um vaso.

Na mensagem dela ela fala dessas pessoas sem noção que jogam de tudo no lixo, mesmo as que não estão estragadas, porque é mais fácil jogar no lixo do que cuidar, do que consertar, do que recuperar.

Num mundo como esse, em que vemos desmatamentos gigantes, ou supressão desnecessária de pequenas áreas verdes; podas ridículas de árvores e destruição de praças; fico feliz em conhecer alguém que salva uma planta. Sim! Porque uma planta pode não falar com você, mas ela vai dar retorno do seu carinho.

Essa é minha homenagem a todos os que cuidaram de um bichinho abandonado, de uma criança maltratada, de uma planta jogada no lixo. É para todos os que insistem em usar espaços onde despejam lixo em hortas e pomares comunitários.

Tenham respeito! Esses espaços precisam ser bem tratados. Eles não são banheiros de seus cães; cinzeiros para suas bitucas; nem coletores para seus saquinhos de plástico.

Façam como minha amiga que se mudou de bairro e foi ajudar numa horta com os vizinhos que ela nem conhecia ainda. Façam como outra amiga, que usou seus espaços de quintal para plantar flores, frutos e outras coisas. Ou como essa que resgatou uma planta e está cuidando muito bem. Precisamos melhorar como pessoas. Qualquer pensamento negativo ou preconceituoso precisa ser afastado, e para isso, precisamos resgatar e cuidar.

Pessoas não são lixo; animais não são lixo; plantas não são lixo!

Por Rita Palladino

Jornalista, Redatora, Revisora e saco de pancadas. Gosto de escrever sobre as coisas que gosto e sobre as que me incomodam. Muitos podem até discordar de mim. Mas não aceito ofensas.

2 respostas em “Seres vivos não são lixo”

Rita, que bacana!!! Parabéns pelo texto! Foi isso tudo o que eu senti! Você não poderia ter “traduzido” melhor o meu pensamento!!! O cuidar precisa estar ativo em fodas as esferas! É urgente começarmos a despertar! O cuidado com os seres vivos, com o nosso entorno, conosco…. cada pouquinho que fazemos reverbera e traz o bem! Nenhum ser vivo é lixo! Nem o “lixo” é lixo! Tudo merece um outro olhar, um reaproveitamento! Obrigada por estar divulgando essas ideias! Bjs Cila

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *