Sopa de cebola, um clássico que me remete ao Ceasa

Sopa de cebola, um clássico que me remete ao Ceasa

Pensei em passar a receita de sopa de cebola porque está chegando o friozinho e todos estamos precisando de comidas reconfortantes. Mas, ao mesmo tempo tenho lembranças sobre essa sopa. A primeira é de umas amigas que torceriam o nariz para isso, já que odeiam cebola.
Mas a memória melhor é de quando trabalhava em uma empresa de refeições industriais e, nos tempos de inverno, eu arrumava um jeito de ir com uma colega da área de compras ao Ceasa. Enquanto esperávamos os rapazes abastecerem os caminhões com as cargas de carnes, verduras e legumes que seriam preparados durante a semana, íamos mandar brasa e comer sopa de cebola. A do Ceasa é famosa, e essa receita (confesso!) eu peguei de um site de receitas que diz ser a AUTÊNTICA E FAMOSA SOPA DO CEASA!
Mas é uma sopa simples de fazer e deliciosa para quem gosta de cebola, além de dar aquela sensação de conforto que só uma sopa assim tem!

Ingredientes

500 g de cebola cortada em rodelas grossas
60 g de manteiga
Uma colher de sopa de farinha de trigo
½  litro de caldo de carne **
Uma colher de sopa de açúcar
1 litro de água
Tomilho
Sal e Pimenta do reino a gosto
Um pão amanhecido cortado em cubos
200 g de queijo parmesão ralado grosso

Preparação

Numa panela alta, derreta a manteiga. Jogue as cebolas na panela e misture regularmente para evitar que se queime. Caso grude no fundo da panela jogue um pouco de água. Continue mexendo até dourar bem.
Coloque delicadamente a farinha (não jogue tudo de uma vez) e misture. Em seguida, a água, o caldo de carne** o açúcar, o tomilho, sal e pimenta.
Cubra com a tampa e deixe cozinhar em fogo médio por 45 minutos.
Após isso, despeje a sopa em formas individuais que possam ir ao forno. Coloque alguns pedacinhos de pão endurecido e cubra com queijo ralado.
Coloque as formas no forno cerca de 10 minutos, ou até o tempo necessário para que o queijo gratine. Sua sopa está quente e prontinha!
**Vou fazer este adendo, porque, como hipertensa, não como caldo em cubinhos industrializados, mas sempre deixo caldo de carne pronto em meu freezer. É simples: cerca de meio quilo de músculo, ponha para selar em uma panela com um pouco de azeite e uma pitada de sal. Depois de bem selada a carne, ponha água até cobrir e deixe cozinhar até reduzir pela metade. Reserve esse caldo e congele em pequenos recipientes. Quando precisar é só descongelar e misturar água quente para acabar de diluir.