Sucupira é um perigo e uma bênção!

Se você não escorregar nela, ela pode lhe curar

Nem preciso dizer que essa foi mais uma das coisas que aprendi caminhando. E quase tomei um tombo porque tinha uma semente de sucupira no chão e eu meio que escorreguei nela. Mas eu não caí. E antes de seguir em frente, peguei a semente do chão e guardei para pesquisar sobre a dita cuja!
Descobri, por exemplo, que a semente de sucupira serve como auxiliar no tratamento de artrite, osteoartrite – conhecida como artrose – e reumatismo. Estas doenças se caracterizam por inflamações nas articulações, principalmente do joelho e dos ombros. A artrite e a artrose podem ser provocadas por um desgaste natural das articulações devido à própria estrutura do osso e às alterações no líquido sinovial, ou pela realização de atividades físicas de impacto por um longo período de tempo.
Mesmo recomendando que as atividades físicas sejam de impacto menor, não se devem interromper os exercícios, pois isso só piora o quadro de quem sofre dessas doenças. Porém, o que descobri é que o controle da artrite, artrose e reumatismo pode ser feito com medicamentos naturais, como a semente de sucupira. Este fitoterápico surgiu a partir de informações populares sobre as propriedades analgésicas dessas sementes.
Mas não é só isso que a sucupira faz. Ela tem ação antibiótica, muito recomendada para infecção de garganta e inflamações no útero e ovário. Além disso, o chá de sucupira é usado no combate a úlceras, gastrites, ácido úrico, asma, dermatoses, espasmos musculares dolorosos, diabetes, doenças sexualmente transmissíveis (sífilis e gonorreia), vermes intestinais.
Mas não adianta dizer para que serve, sem ensinar o modo de fazer chá de semente de sucupira, não é mesmo?  É simples! Primeiramente, lave bem os pedaços da casca e da semente e ferva por um minuto em um litro de água. Depois de esfriar, vá bebendo como se fosse água.
As sementes de sucupira são duríssimas. Para despedaçá-las, use um alicate bem forte e cortante. Com alicate comum é impossível e se martelar os pedaços voam longe. Tem que quebrar as sementes, pois a resina curativa está dentro dela.
Como eu disse, se você não escorregar perigosamente na sucupira, ela pode lhe curar.
Em tempo: você pode adquirir em lojas de produtos naturais o óleo de sucupira para ser consumido em gotas. Está resolvendo os problemas de dores de alguns amigos que apresentam casos de artrite e artrose.

 

Deixe seu Comentário Respeitoso

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *