Torta de tangerina


Gostosa, refrescante, maravilhosa

Acabei de ver essa receita no meio do meu caderno. É uma daquelas que você anota no primeiro papel que acha e depois de fazer, promete que vai escrever definitivamente em algum lugar, provavelmente o livro de receitas. Aí que você está caçando assunto e o papel, já amarelado pelo tempo, cai do meio do seu livro de anotações.
Bem, resolvi compartilhar porque essa receita me lembra de pessoas muito queridas que já não estão mais entre nós. Espero que vocês testem e apreciem muito.

Ingredientes

Para a base

– 200 gramas de manteiga
– Uma pitada de sal
– 150 gramas de açúcar
– Três gemas de ovos
– 300 gramas de farinha


Para o creme

– 100 gramas de açúcar em pó
– 5 tangerinas
– 45 gramas de manteiga
– 3 ovos

Prepare a base

Parta a manteiga em cubos pequenos e deixe amolecer com a temperatura ambiente.
Junte o sal e o açúcar e misture até obter um creme.
Junte as gemas de ovos. Incorpore na massa ¼ da farinha e bata. Junte a restante farinha e amasse com as mãos.
Forme uma bola, envolva em papel de alumínio e deixe no frigorífico por uma hora.
Pré-aqueça o forno a 170ºC.
Retire a massa do frigorífico e forre a forma de torta (vai ter que desenformar, portanto forre com cuidado). Leve ao forno durante 20/25 minutos, até dourar.

Prepare o creme

Misture a manteiga, os ovos, o açúcar e o sumo das tangerinas, que pode ser obtido batendo os gomos (sem sementes e fiapos) no liquidificador e coado.
Recheie a torta com o creme e leve ao forno por mais 15/20 minutos.
Deixe esfriar e desenforme.
Decore com gomos de tangerina caramelizados. Para isso basta separar os gomos mais bonitos, tirar fiapos e sementes. Faça o caramelo e coloque os gomos bem no final para não murchar. Coloque por uns 30 minutos para esfriar os gomos caramelados na geladeira antes de utilizar.
É legal também fazer aquela cobertura de gelatina engrossada. Ou seja, prepare uma gelatina com um quarto da água recomendada e coloque sobre a torta, levando à geladeira para engrossar.
,