Pois é, a maioria já fez sua refeição de sexta-feira da Paixão, inclusive minha amiga Ana, que odeia peixe, mas que pensou no resto da família, que adora.
Ontem fomos até o mercado aqui perto para ela comprar uma frigideira UOC que estava na promoção para ela fazer uma tilápia frita.
Pedi a receita e as fotos, ela mandou.
E a receita é tão simples que resolvi passar de qualquer modo, porque não precisa ser dia santo para a gente comer um bom peixe, e porque a tilápia a 18 reais está mais barata que carne de frango.
Ela fez a tilápia de dois modos, frita e assada, mas o tempero básico é o mesmo. Vocês notarão a falta de guarnição na tilápia frita, mas ela já estava sem paciência e mandou a família comer assim mesmo!
Divirtam-se com essa história e com a receita de peixe!
Ingredientes
Duas tilápias inteiras (limpas) de mais ou menos 1 kg cada com cabeça
Duas cebolas raladas e peneiradas (para tirar o sumo)
Dois limões espremidos
Sal, pimenta do reino, coentro, salsinha
Três batatas grandes cortadas em rodelas
Dois tomates cortados em rodelas
Azeite para o assado
Fubá para empanar e óleo para fritar
Preparo
Lave as tilápias e faça pequenos cortes verticais na pele. Regue bem com o suco dos limões. Misture as cebolas raladas com os outros temperos. Tempere os peixes inclusive nos cortes para penetrar o sabor.
Para o peixe assado:
Descasque e corte as batatas em rodelas. Corte os tomates em rodelas.
Ponha a tilápia em uma assadeira coberta com papel alumínio deixando uma parte bem grande do alumínio para cobrir o peixe. Coloque os tomates e batatas, regue com o molho da marinada e por fim um fio de azeite por cima de tudo. Feche o alumínio por cima e leve para assar em forno aquecido a 180 °C por uns 25 minutos.
Para o peixe frito:
Tire a tilápia da marinada e passe no fubá para empanar. Frite em óleo quente até dourar bem, e, como disse minha amiga, sirva como quiser! Lembre-se que a frigideira tem que ser grande, porque o peixe está inteiro.