Achou que não teria receita de peixe na sexta-feira Santa?

Achou que não teria receita de peixe na sexta-feira Santa?

Pois é, a maioria já fez sua refeição de sexta-feira da Paixão, inclusive minha amiga Ana, que odeia peixe, mas que pensou no resto da família, que adora.

Ontem fomos até o mercado aqui perto para ela comprar uma frigideira UOC que estava na promoção para ela fazer uma tilápia frita.

Pedi a receita e as fotos, ela mandou.

E a receita é tão simples que resolvi passar de qualquer modo, porque não precisa ser dia santo para a gente comer um bom peixe, e porque a tilápia a 18 reais está mais barata que carne de frango.

Ela fez a tilápia de dois modos, frita e assada, mas o tempero básico é o mesmo. Vocês notarão a falta de guarnição na tilápia frita, mas ela já estava sem paciência e mandou a família comer assim mesmo!

Divirtam-se com essa história e com a receita de peixe!

Ingredientes

Duas tilápias inteiras (limpas) de mais ou menos 1 kg cada com cabeça

Duas cebolas raladas e peneiradas (para tirar o sumo)

Dois limões espremidos

Sal, pimenta do reino, coentro, salsinha

Três batatas grandes cortadas em rodelas

Dois tomates cortados em rodelas

Azeite para o assado

Fubá para empanar e óleo para fritar

Preparo

Lave as tilápias e faça pequenos cortes verticais na pele. Regue bem com o suco dos limões. Misture as cebolas raladas com os outros temperos. Tempere os peixes inclusive nos cortes para penetrar o sabor.

Para o peixe assado:

Descasque e corte as batatas em rodelas. Corte os tomates em rodelas.

Ponha a tilápia em uma assadeira coberta com papel alumínio deixando uma parte bem grande do alumínio para cobrir o peixe. Coloque os tomates e batatas, regue com o molho da marinada e por fim um fio de azeite por cima de tudo. Feche o alumínio por cima e leve para assar em forno aquecido a 180 °C por uns 25 minutos.

Para o peixe frito:

Tire a tilápia da marinada e passe no fubá para empanar. Frite em óleo quente até dourar bem, e, como disse minha amiga, sirva como quiser! Lembre-se que a frigideira tem que ser grande, porque o peixe está inteiro.