Bolinho de mandioca com recheio de carne moída

Acordei com a maior vontade hoje

Há um restaurante em São Paulo que se especializou na chamada comida mineira. Como pesquisadora, descobri que muita coisa “mineira”, na verdade veio de São Paulo, pois os tropeiros e bandeirantes comiam essas coisas feitas com milho, mandioca, carnes secas etc.

Mas esse bolinho, uma das especialidades do dito restaurante (chamado Graça Mineira), é uma das coisas mais deliciosas que já comi, e tenho certeza que os tropeiros não tinham todos os ingredientes que usam ali.

Como não vou ao restaurante tão cedo, pois mesmo não sendo lugar careiro eu não estou podendo, resolvi fazer bolinhos em casa e matar um pouco as saudades.

Segue a receita dos meus bolinhos de mandioca/aipim. Chame do que quiser e escolha o recheio que mais gosta. O de carne moída é o meu!

Ingredientes

Um quilo de mandioca

Duas gemas

Uma colher (sopa) de margarina

Cheiro verde picadinho (eu uso bastante)

Dois dentes de alho moídos

Sal, pimenta em pó (calabresa)

Recheio

200 g de carne moída

Uma cebola grande picadinha

Dois dentes de alho amassados

Cheiro verde

Sal e pimenta a gosto

Ovos e farinha de rosca para empanar

Óleo para fritar.

Preparação

Cozinhe a mandioca até quase desmanchar, escorra e retire aquelas fibras grossas e amasse com a ajuda de um garfo (não use o processador, pois essa massa é muito pesada). Coloque a massa em uma tigela grande e espere esfriar um pouco, acrescente as duas gemas, a margarina, cheiro verde e os temperos. Amasse bem  para misturar e reserve.

Para o recheio faça um refogado com a carne moída e deixe que fique bem sequinho.

Montando: molhe as mãos na água e forme os bolinhos, coloque o recheio, feche e passe na farinha de rosca para empanar. Frite em óleo quente, escorra no papel toalha para ficar crocante e sequinho.

 

Duas dicas:

  • Esse bolinho pode ser congelado, antes de fritar, sendo uma boa pedida para quem quer fazer negócios;
  • Se quiser pode colocar muçarela ralada nesse recheio depois de frio. Ou fazer com carne seca (dessalgada), que será refogada também, mas evite salgar. Mesmo depois de dessalgar, a carne seca tem sódio suficiente para fazer o bolinho.

Deixe seu Comentário Respeitoso

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *