Dia de fazer pão de cerveja e tudo o mais

Dia de fazer pão de cerveja e tudo o mais

Bem, ainda é sábado. Um sábado meio estranho, no meio de um feriado, e a cidade, mesmo sem um monte de gente que viajou, ainda está cheia, porque é difícil esvaziar uma região metropolitana que beira os 30 milhões de habitantes.
Mas, para mim, sábado é dia de fazer algumas coisas como trocar roupa de cama e de banho, passar aspirador, cozinhar várias coisas que serão consumidas durante a semana e, às vezes, fazer pão.
Estou falando de fazer pão, e pensando no filho dos amigos Paulo e Salete, o Bruno, a quem eu prometi a receita de pão de cerveja que vou passar aqui.

Antes gostaria de dizer que esse é um pão com dupla levedura (cerveja e fermento biológico) que cresce bastante e rende muito. Portanto, não o faça levianamente, porque se não tiver muitas bocas para comer, vai sobrar!!!

Pão de cerveja

Ingredientes

Uma xícara de chá de óleo
Uma lata de cerveja em temperatura ambiente
Uma colher de sopa de açúcar
Uma colher de chá de sal
Dois tabletes de fermento biológico
Cerca de 1/2 quilo de farinha (até dar liga e desgrudar da mão)

Preparo

Junte os  ingredientes em uma vasilha funda (lembre-se que o pão cresce antes de assar).

Amasse o pão com as mãos até parar de grudar e deixe ele crescer com o calor do ambiente. Pode colocar uma cobertinha para abafar um pouco.

Deixe crescer e descansar por umas duas horas e, após isso, manuseie do jeito que quiser.

Faça bolinhas; abra com rolo de macarrão (não muito fino) e recheie com coisas de que gosta; pincele azeite e cubra de gergelim, enfim: dê asas à sua imaginação.

Asse em forno aquecido (180° C), em forma untada e enfarinhada, até dourar. Tire do forno e aproveite!

 

, ,