Faça pão de manteiga fofinho em casa!

Faça pão de manteiga fofinho em casa!

Eu sei que alguns vão começar com: é muito difícil! Pão só com máquina de pão e eu não tenho! Precisa sovar, mas eu não tenho forças! É mais fácil comprar na padaria/mercado etc. Pois bem! Repensem tudo isso.

Primeiro porque vou passar uma receita de pão fácil para caramba! Segundo, porque o único ingrediente que você pode não ter em casa é o fermento biológico. Terceiro, o pão está caro demais! Quase doze reais no supermercado!!!

Além de tudo, não há nada mais gostoso do que comer algo feito com nossas mãos, e essa massa não precisa sovar! É pão de liquidificador!!!

Vamos lá?

Ingredientes

80 ml de leite morno

80 ml água morna

1/3 de xícara de manteiga ou margarina quase derretida

Um ovo

Uma colher e meia de açúcar

Uma pitada de sal

Dois envelopes de fermento biológico seco

Cerca de três xícaras (ou mais) de farinha sem fermento

 

Preparo

No liquidificador misture o leite, a água, a manteiga, o açúcar, e o fermento. Bata para misturar bem e acrescente o ovo. Bata novamente.

Em uma tigela funda ponha as três xícaras de farinha e comece a misturar os ingredientes do liquidificador, mexendo com uma colher de pau. Se necessário, vá misturando mais farinha aos poucos e coloque a pitada de sal quando começar a pegar o ponto.

Quando a massa começar a desgrudar da tigela é a hora de parar de colocar farinha e de colocar a massa para descansar e crescer. Cubra com um pano limpo e ponha dentro do forno (desligado), deixando crescer por mais ou menos 30 minutos se o dia estiver quente. A massa vai dobrar de volume.

Divida a massa entre formas de pão (aquelas para pão de forma). Estou recomendando isso porque da primeira vez que eu fiz, usei assadeira normal e o pão acabou espalhando ao invés de crescer para cima.

Leve para assar em forno pré-aquecido a 200° C por cerca de 30 minutos. Se quiser dar uma dourada a mais, bata um ovo com uma colher de azeite pincele sobre o pão.

 


Uma resposta para “Faça pão de manteiga fofinho em casa!”

  1. Fiquei com água na boca…
    Assim como no teatro, a vida real é um grande espetáculo a ser vivida, as vezes com plateia e tantas outras apenas nós conosco mesmo e esperando que alguém entre para nos brindar com a sua companhia. Em outros momentos vamos do êxtase à introspecção em poucos minutos.

    Depois dos 39 aprendemos bons hábitos que antes não dava tempo nem de saber que existiam. Viver merece zelo. A arte da vida não vem com manual. Muitas coisas temos que apreder só. Quem sabe isso seja de propósito, para que possamos aprender, crescer e mudar. Grande abraço…