Categorias
bobó de camarão leite de coco receitas com peixes e frutos do mar

Leite de coco é o ingrediente de muitas receitas!

Podemos chamar leite de coco de exótico?

Para quem me lê com certa regularidade, sei que já deve ter percebido que gosto de falar sobre ingredientes, que é o que farei com o leite de coco. Aqui no Brasil o leite de coco não é uma coisa rara, já que coco é o que não falta, e leite de coco se encontra até no mercadinho do seu bairro.
Mas há lugares onde isso é considerado uma coisa incomum, e vir para países tropicais como o nosso significa ainda que a pessoa está em outro planeta, com frutas diferentes, e onde o nosso comum é totalmente exótico. Se duvidam de mim, vá a algum bar turístico e veja um estrangeiro que vem de um país de clima temperado tomando uma Piña Colada (receita aqui)
Muito usado na culinária de origem asiática e africana, de onde nasceram muitos dos pratos brasileiros, o leite de coco é perfeito para substituir o creme de leite em seus molhos, sopas ou marinados.
O leite de coco pode ser usado em drinques, em doces, e em salgados também, sendo uma alternativa  100% vegetal, ideal para dar um toque especial nas suas receitas mais clássicas e garantir uma refeição perfumada aos seus convidados.
E antes de passar uma receita tipicamente brasileira (à base de camarão, leite de coco e mandioca), vou dar uma dica bacana. Você pode usar o creme de coco (um leite de coco bem mais encorpado) para bater chantili! Isso dá uma opção para confeitar bolos para quem tem intolerância a lactose ou para quem é vegano. E fica uma delícia!

Bobó de camarão

Ingredientes

1 kg de camarão limpo
1/2 kg de mandioca descascada
Um vidro de leite de coco (200 ml)
Temperos: alho, sal, dendê, tomate bem maduro (sem pele e sementes), salsa, cebolinha, louro, coentro, pimenta.

Preparação

Cozinhar bem mandioca. Picar em pedacinhos bem pequenos e refogar no azeite. Colocar pouca água e deixar cozinhando até quase desmanchar todos os pedacinhos.
À parte, refogar o camarão no azeite e temperar com alho, sal, salsa, cebolinha, pimenta, louro e tomate até ficar levemente rosado. Se quiser um pouco mais de cor, ponha uma colher de café de açafrão ou colorau.
Deixe cozinhar por apenas três minutos e misture a mandioca. Deixe ferver e adicione o leite de coco.
Ferva mais um pouco e, pouco antes de desligar, coloque uma colher de sopa de dendê (ou azeite) a gosto. Cozinhando um minutinho para incorporar.
Uma última dica: esse prato vai bem com arroz branco, ou, se você quiser, arroz de coco, no qual se faz todo o preparo normal de uma arroz branco, mas uma parte da água de cozimento é substituída pelo leite de coco.

 

Por Rita Palladino

Jornalista, Redatora, Revisora e saco de pancadas. Gosto de escrever sobre as coisas que gosto e sobre as que me incomodam. Muitos podem até discordar de mim. Mas não aceito ofensas.

2 respostas em “Leite de coco é o ingrediente de muitas receitas!”

Faça meu amigo! cozinhar é um dos atos que nos fazem distribuir amor, mesmo que seja amor próprio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *