O ‘fruto’ da palmeira

O ‘fruto’ da palmeira

Saiba tudo sobre os benefícios do palmito e aprenda uma receita deliciosa!

Palmito é nome que se dá à parte interna da palmeira, podendo vir de diversas espécies .
Entre as mais conhecidas estão Pupunha, Jussara, Açaí, Guariroba e Real.
Mesmo sendo, basicamente, o mesmo ingrediente, há diferenças.
O Real (vem da palmeira Real) e é um tanto mais amargo que os outros e mais firme.
Antes de escolher o que vai usar, saiba que o Jussara está em vias de extinção.
Mas há grupos tentando recuperar, já que é uma palmeira nativa.

Prefira usar espécies certificadas como o Pupunha ou Açaí.

O palmito é um vegetal que satisfaz, e que tem pouquíssimas calorias.
Rico em fibras alimentares e vitaminas, ele é o rei da comida sustentável.
O palmito tem minerais poderosos como ferro, cálcio, fósforo, potássio e magnésio.
Esses minerais ajudam no desenvolvimento e no fortalecimento do corpo.
O potássio do palmito auxilia o equilíbrio da pressão arterial, e batimentos cardíacos, evitando as cãibras.
Ele também favorece a perda de peso, sendo uma excelente opção para quem vai iniciar uma dieta.

Agora, vamos à receita de refogado de palmito!

Essa é uma receita que pode ser comida como mistura, acompanhamento, recheio de torta, canapés e muito mais.

 Ingredientes

Duas colheres (sopa) de manteiga

Uma cebola picada

Um dente de alho moído

Uma colher de sopa de extrato de tomate

Duas xícaras (chá) de palmito picado

Uma colher (sopa) de farinha de trigo

Meia xícara (chá) de leite

Três colheres (sopa) de salsa picada

Meia colher (chá) de sal

Preparação

Em uma panela, aqueça a manteiga e refogue a cebola e o alho.
Junte o extrato de tomate e o palmito, deixando cozinhar, sem grudar na panela.
Ponha um pouquinho de água se precisar.
Quando estiver quase desmanchando, polvilhe a farinha de trigo e misture bem.
Aos poucos, acrescente o leite e deixe engrossar.
Desligue o fogo e tempere com sal e adicione a salsa.
Espere o creme de palmito esfriar.
Use para colocar sobre torradas, biscoitos, como recheio de canudos, pastéis ou tortas.
Enfim, use como preferir.
Se gostar, acrescente azeitonas sem caroço à receita, ou ervilhas.


 

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