Pãozinho de leite da dona Amelinha

Pãozinho de leite da dona Amelinha

Já faz um tempão que eu andava procurando essa receita.

Primeiro porque queria muito fazer de novo esses pães de leite, segundo porque andei sonhando com dona Amelinha e esse pão é receita dela.

Também andei prometendo a receita para minha amiga Ana Cláudia, que de zero à esquerda na cozinha, se tornou uma padeira e confeiteira de mão cheia, a ponto até de pensar em iniciar um negócio na área de culinária.

Mas, deixemos os preâmbulos e vamos à receita, que vai direto ao modo de fazer.

Preparo

Amasse ½ quilo de farinha de trigo com cem gramas de manteiga amolecida, 20 gramas de fermento biológico fresco, uma pitada de sal e ½ litro de leite em temperatura ambiente. Misture bem todos os ingredientes e vá amassando manualmente (pode sovar bem), misturando mais farinha se for necessário. A massa deve desgrudar da mão.

Deixe na tigela onde misturou coberta com um pano, por mais ou menos duas horas. A massa terá seu primeiro crescimento. Na assadeira forrada com papel manteiga (ou untada), coloque o pão em formato de bolas, com uma distância de um centímetro mais ou menos entre cada bolinha e deixe descansar mais meia hora.

Asse em forno pré-aquecido a 180o C até dourar (mais ou menos 20 minutos, dependendo do forno).

O pulo do gato desse pãozinho para ele ficar douradinho e muito fofo, é bater um ovo com uns 100 ml de leite bem batido. Pincele generosamente antes de assar de modo a ficar meio molhada a massa. O resultado é incrível!


2 respostas para “Pãozinho de leite da dona Amelinha”